ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO AGREGADO GRAÚDO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE CONCRETOS DESTINADOS A PAVIMENTAÇÃO RÍGIDA COM ÊFASE NA MECÂNICA DA FRATURA
pavimento, agregado graúdo, fratura, tenacidade.
O número de obras de pavimentação executadas no Brasil nos últimos anos tem aumentado consideravelmente, sobretudo as obras cuja solução de pavimentação rígida tenha sido adotada. No entanto, se comparado a países como Estados Unidos da América – EUA e a países desenvolvidos da Europa, por exemplo a Alemanha, constata-se que o número de rodovias pavimentadas no Brasil ainda é insipiente, principalmente no que diz respeito ao percentual de rodovias pavimentadas com concreto de cimento Portland (pavimento rígido) em comparação ao uso do concreto asfáltico (pavimento flexível). A crescente utilização do concreto de cimento Portland como solução de pavimentação vem provocando o desenvolvimento de diversas pesquisas que procuram aprimorar as técnicas de execução, bem como a melhoria na escolha dos materiais e traços que venham favorecer a durabilidade do pavimento como um todo. Não obstante a essa realidade, este trabalho tem como objetivo analisar a influência do agregado graúdo nas propriedades mecânicas de um concreto destinado a pavimentação rígida, utilizado nas obras de duplicação e adequação de capacidade da BR-101/RN, corredor Nordeste, entre os municípios de Parnamirim/RN e Arês/RN, com ênfase na obtenção da tenacidade à fratura em tais concretos, levando em consideração: a relação entre a quantidade de agregado graúdo na mistura e a quantidade total de agregados, realizando uma variação nessa relação de tal forma que represente todos os traços utilizados na referida obra; e a influência do diâmetro máximo do agregado graúdo, utilizando britas de 12,5 mm, 19 mm e 25 mm em substituição total no traço de referência, o mesmo utilizado para a avaliação da influência do volume de agregado graúdo. Além do ensaio de tenacidade em três cutelos, serão realizados ensaios mecânicos de compressão axial, tração na compressão diametral, tração na flexão e módulo de elasticidade.