Banca de QUALIFICAÇÃO: ALBA CESANNA COUTINHO ROCHA

DATA: 23/03/2015
LOCAL: Anfiteatro B do CCET

Análise do potencial de sequestro de CO2 em estruturas de concreto

Carbonatação, Sustentabilidade, dióxido de carbono, durabilidade.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Construção Civil
ESPECIALIDADE: Processos Construtivos

O setor da construção civil tem se consolidado como um dos mais relevantes na economia brasileira, em parte devido ao desenvolvimento dos centros urbanos. Um dos desafios do nosso país tem sido a inadequação da construção civil às atuais exigências de sustentabilidade. Hoje, o setor é considerado um dos mais nocivos ao meio ambiente, dado o elevado volume de recursos naturais extraído, sua consequente geração de resíduos sólidos e do nível de emissões atmosféricas. A indústria cimentícia, por exemplo, é responsável por uma porcentagem significativa das emissões globais de CO2. Com o objetivo de buscar medidas compensatórias para minimizar a concentração de dióxido de carbono na atmosfera, principalmente liberados na fabricação de cimento, diversos estudos têm sido desenvolvidos buscando avaliar o processo de absorção de CO2 pela carbonatação do concretoO presente estudo pretende determinar o potencial de sequestro do dióxido de carbono no Rio Grande do Norte sob distintas condições de exposição. Para tanto, serão considerados diferentes traços. As análises dar-se-ão através de caracterização física e mineralógica dos materiais, determinação da porosidade e permeabilidade do concreto endurecido correlacionando com os resultados de resistência a compressão simples. A concentração de CO2 absorvido será obtida com a mensuração da profundidade de carbonatação aliada às analises térmicas. Como resultado pretende-se determinar quais os fatores preponderantes para acelerar o processo natural de carbonatação e ainda um mapa dos locais potencialmente mais favoráveis para ocorrência desse fenômeno.

Presidente - 1717461 - LUCIANA DE FIGUEIREDO LOPES LUCENA
Interno - 1507841 - MARIA DAS VITORIAS VIEIRA DE ALMEIDA