Banca de DEFESA: ADLA KELLEN DIONÍSIO SOUSA

DISCENTE: ADLA KELLEN DIONÍSIO SOUSA
DATA: 30/05/2014
LOCAL: A definir

ESTUDO DAS PATOLOGIAS DE REVESTIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DAS ARGAMASSAS DO GRUPO ESCOLAR AUGUSTO SEVERO/RN

Argamassas históricas, patologias, caracterização.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Construção Civil
ESPECIALIDADE: Materiais e Componentes de Construção

A busca pela preservação do patrimônio cultural deve ser uma constante, para que não haja a perda da identidade histórica e cultural de um país. Como parte deste patrimônio cultural, destaca-se a importância das edificações históricas. Para que os princípios de restauro sejam atendidos é de suma importância conhecer o estado de conservação desses bens e os materiais existentes. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo estudar as patologias presentes nos revestimentos argamassados, bem como caracterizar as argamassas, de maior valor patrimonial, do Grupo Escolar Augusto Severo. Para isso, foi realizado um levantamento histórico da edificação, visitas in loco com observação visual e registro fotográfico, coleta de amostras de argamassas de revestimento e caracterização por meio de análise visual e laboratorial, FRX, DRX, TG/DTG e MEV-EDS. A partir das observações realizadas, foram identificadas manifestações patológicas como: fissuras, desprendimento do revestimento, sujidade, eflorescência, mofo e bolor, além da utilização de material incompatível a base de cimento. Constatou-se que as manifestações patológicas foram intensificadas devido à falta de cobertura em alguns pontos e, sobretudo pelo abandono da edificação, que há muitos anos não passa por restauração ou qualquer outro tipo de manutenção preventiva e corretiva. Os resultados das técnicas em laboratório indicaram que as argamassas estudadas são à base de cal, de natureza calcítica, e agregado silicoso, com presença de argila em duas amostras. Das amostras coletadas, duas são compostas por cal, areia e argila e duas por cal e areia. Neste sentido, ressalta-se que é de relevante importância a realização de inspeções e manutenções periódicas, bem como a realização de restauração com a utilização de material compatível com o original.

Externo à Instituição - ANGELA BORGES MASUERO - UFRGS
Externo ao Programa - 1515200 - JOSE NERES DA SILVA FILHO
Externo ao Programa - 022.621.844-96 - MARCOS ALYSSANDRO SOARES DOS ANJOS - IFRN
Presidente - 1507841 - MARIA DAS VITORIAS VIEIRA DE ALMEIDA