Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS FRAZÃO ARRUDA DINIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS FRAZÃO ARRUDA DINIZ
DATA: 28/12/2015
HORA: 10:00
LOCAL: Sala B7-Setor V
TÍTULO:

GOVERNANÇA DA ÁGUA: UMA AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO NAS REGIÕES E ESTADOS DO BRASIL (2013)


PALAVRAS-CHAVES:

Setor de saneamento, governança pública, eficiência, eficácia, efetividade, análise envoltória de dados, fronteira de eficiência, eficiência relativa, demandas sociais.


PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO:

O presente trabalho realiza uma avaliação do setor de saneamento brasileiro para o ano de 2013 com base nos princípios e diretrizes da governança pública, destacando-se os princípios da eficiência, eficácia e efetividade. Para isso utilizou-se a metodologia Análise Envoltória de Dados (DEA) com orientação produto, onde verificou-se a fronteira de eficiência e a eficiência relativa levando em conta o uso dos recursos públicos em detrimento a abrangência dos serviços e desempenho financeiro nas Regiões e Estados brasileiros. Observou-se uma forte discrepância de resultados, obteve-se a região Sudeste como eficiente e referência para as demais regiões e os Estado do Espírito Santo, Maranhão e São Paulo como unidades eficientes e referência para os demais Estados. Dada a forte discrepância nos resultados verifica-se a necessidade de uma melhoria significativa na gestão do setor, onde a participação popular aparece como peça fundamental para evitar possíveis falhas ao atendimento das demandas sociais. Destaca-se o caso da Região Norte, onde tanto na análise por Região quanto por Estados do Brasil ela e a maioria dos Estados que a compõe aparecem com os piores resultados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1919307 - IGOR EZIO MACIEL SILVA
Interno - 1474874 - JANAINA DA SILVA ALVES
Externo ao Programa - 1957532 - JOAO PAULO MARTINS GUEDES
Notícia cadastrada em: 15/12/2015 11:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao