Banca de QUALIFICAÇÃO: MARILIA DE SOUZA CASTRO

DISCENTE: MARILIA DE SOUZA CASTRO
DATA: 02/02/2015
LOCAL: NEPSA

Dinâmica econômica e o setor de serviços: Um estudo de caso das cidades médias não metropolitanas cearenses no período de 1990 a 2010

Reestruturação Produtiva, Serviços, Cidades Médias Não Metropolitanas

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia

O território cearense ao seguir os ditames da produção moderna produziu inúmeras contradições e estrangulamentos na sua economia urbana. A referida análise procura entender a inserção das cidades médias não metropolitanas nesse processo frente a uma verdadeira reconfiguração do território. Como as consequências do processo de reestruturação são múltiplas e consoantes com a idiossincrasia do espaço em análise, a pesquisa procura entender como a reestruturação produtiva incidiu sobre o território cearense. E, dadas às transformações em curso decorrente desse processo, qual é a importância econômica do setor de serviço para o desenvolvimento das cidades médias não metropolitanas no período de 1990 a 2010? E nesse contexto, quais seriam as políticas públicas mais adequadas para tratar dessas novas dinâmicas e impulsionar o desenvolvimento econômico nos anos recentes? A hipótese central dessa pesquisa parte do pressuposto que o desempenho do setor de serviços se mostra preponderante no processo de desenvolvimento econômico do estado no período de 1990 a 2010, apesar da predominância do mesmo nas cidades médias cearenses não metropolitanas ser de baixo valor agregado e dispor de baixa intensidade tecnológica. O recorte temporal escolhido (1990 a 2010) é marcado por grandes transformações como o abandono das políticas desenvolvimentistas. Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia a ser utilizada seguirá o método dedutivo- histórico que segundo Gil (1990), permite descrever as características do fenômeno fazendo relações entre as variáveis a ele pertinentes, indo mais além, categorizando a natureza destas relações, e seguirá duas linhas de ação: a primeira terá um caráter exclusivamente teórico descritivo, concentrando esforços na pesquisa das literaturas ligadas ao papel do setor de serviços num contexto de reestruturação produtiva, financeirização e globalização neoliberal. A outra linha será a fase de elaboração e interpretação de uma base de informações estatísticas de caráter secundário, com base em bancos de dados de organismos oficiais como o Banco Central, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Rede Anual de Informações Sociais – RAIS, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado do Ceará – IPECE entre outras. O setor secundário possui uma forte contribuição no PIB das cidades médias investigadas, porém o terciário que emergiu claramente nessas áreas ainda comanda a economia urbana local.

Externo ao Programa - 2177279 - DENILSON DA SILVA ARAUJO
Externo à Instituição - FRANCISCO DO O'''''''' DE LIMA JÚNIOR - URCA
Presidente - 1205069 - WILLIAM EUFRASIO NUNES PEREIRA
Notícia cadastrada em: 22/01/2015 08:45