Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCIANE ALVES CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCIANE ALVES CARDOSO
DATA: 26/08/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Sala B7 - Setor V
TÍTULO:

CRESCIMENTO ECONÔMICO E RESTRIÇÃO EXTERNA DA ECONOMIA BRASILEIRA: uma análise do sistema de inovação do Brasil e do desempenho das exportações em relação ao BRIC.


PALAVRAS-CHAVES:

Crescimento Econômico; Economia Brasileira; Restrição Externa; Sistema Nacional de Inovação; BRIC. 


PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO:

A presente dissertação tem como objetivo utilizar o referencial teórico dos modelos de crescimento com restrição do balanço de pagamentos, especificamente os modelos de Kaldor (1970) e Thirlwall (1979), para analisar o comportamento e o padrão de especialização das exportações e das importações brasileiras nos últimos anos. Observa-se que, em alguns períodos, o padrão de especialização tem contribuído na restrição do crescimento de longo prazo da economia brasileira. Para atingir tal objetivo, analisou-se o desempenho das exportações e importações brasileiras desagregando-as de acordo com o seu conteúdo tecnológico. A base de comparação foi um grupo de países ao qual o Brasil está inserido, o BRIC. Neste sentido, o trabalho consiste numa análise comparativa mediante o uso de estatística descritiva. Conclui-se que as modestas taxas de crescimento do PIB vivenciadas pelo Brasil desde a década de 1980 podem ser explicadas pela falta de amadurecimento do Sistema Nacional de Inovação (SNI) brasileiro e das modestas políticas de incentivo à inovação. Isto estaria deduzindo as elasticidades-renda das exportações e elevando a das importações, ocasionando um padrão de especialização intensivo em commodities primárias e em trabalho. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2374343 - ANDRE LUIS CABRAL DE LOURENCO
Externo ao Programa - 1752338 - FABRICIO PITOMBO LEITE
Externo ao Programa - 7349918 - MARCONI GOMES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 20/08/2013 09:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao