PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Teléfono/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de QUALIFICAÇÃO: MESSALINA KAROLINE OLIVEIRA LOD

DISCENTE: MESSALINA KAROLINE OLIVEIRA LOD
DATA: 03/06/2013
LOCAL: Sala de multimeios NEPSA

Qualidade da Educação dos Cursos Técnicos de Guia de Turismo no Rio Grande do Norte: percepções dos educadores, ex-alunos e empregadores.

Educação técnica em turismo. Qualidade. Cursos de guia de turismo.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo

Diante de uma realidade na qual o Turismo encontra-se ainda carente de estudos científicos relacionados à qualidade da educação profissional técnica, daqueles que atuarão neste setor, este trabalho tem como proposta fazer uma análise a partir das percepções dos educadores, ex-alunos e empregadores quanto à qualidade da Educação Técnica dos Cursos de Guia de Turismo oferecidos no Rio Grande do Norte, que tenham sido realizados entre os anos de 2008 e 2012. As instituições de ensino escolhidas para esta investigação são o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), unidade Barreira Roxa, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), unidade Cidade Alta. Através de um cálculo amostral (Martins, 1994), a pesquisa será realizada por meio da aplicação de questionários com um total de 62 alunos egressos dos cursos de Guia de Turismo oferecidos pelas instituições citadas, além de 54 empresas atuantes no mercado receptivo da grande Natal, correspondentes ao total registrado no CADASTUR, principais empregadores de Guias de Turismo no estado. Todos os 35 professores atuantes na realização destes cursos deverão ser entrevistados. Isto se dará através da utilização de questionários, cuja formulação baseou-se nos conceitos do Sistema de Certificação TEDQUAL, utilizado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e Themis Foundation. Esta pesquisa, portanto, possui uma abordagem tanto qualitativa quanto quantitativa, onde os dados qualitativos coletados serão avaliados através de técnicas de análise de conteúdo baseadas em autores como Bardin (2009) e os quantitativos através de estatística descritiva e inferencial, com o cruzamento de dados e análise de correlação, por exemplo. Intenciona-se, finalmente, a aquisição de informações que possam contribuir para sugestões de melhorias em relação a este nível educacional do Turismo no estado do Rio Grande do Norte.

Presidente - 811.593.314-72 - SERGIO RODRIGUES LEAL - UFPE
Interno - 1032501 - JULIANA VIEIRA DE ALMEIDA
Externo à Instituição - EDUARDO BRAULIO WANDERLEY NETTO - IFRN
Notícia cadastrada em: 24/05/2013 10:48