Banca de QUALIFICAÇÃO: NAIA VALESKA MARANHÃO DE PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAIA VALESKA MARANHÃO DE PAIVA
DATA: 22/03/2013
HORA: 09:30
LOCAL: Sala de multimeios NEPSA
TÍTULO:

GESTÃO PARTICIPATIVA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E A REPRESENTATIVIDADE DA ATIVIDADE TURÍSTICA: O CASO DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DOS RECIFES DE CORAIS (RN)


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão Participativa. Representatividade. Turismo. Unidade de Conservação. Conselho Gestor.


PÁGINAS: 46
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo
RESUMO:

Este estudo problematiza o processo de gestão participativa em unidades de conservação e a representatividade da atividade turística, sob o enfoque dos diferentes atores sociais que compõe o conselho gestor de uma área protegida. A pesquisa tem como objetivo principal identificar e caracterizar os mecanismos e processos da gestão participativa e a representatividade do turismo, e utiliza como universo da pesquisa a Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais, localizada no litoral do Rio Grande do Norte, e que apresenta o turismo como uma das principais atividades desenvolvidas na região. Para o desenvolvimento desse trabalho será realizada uma pesquisa qualitativa, transversal, descritiva e de caso. A obtenção dos dados ocorrerá através de levantamento bibliográfico e documental, observação direta durante reuniões do conselho gestor e entrevistas semi-estruturadas com membros do conselho. O estado da arte sobre o tema se fundamenta nos conceitos de políticas públicas de turismo, gestão participativa, e unidades de conservação. Os princípios da boa governança do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD serão utilizados como base para o estabelecimento dos critérios a serem analisados.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1372521 - MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
Presidente - 1420650 - ROSANA MARA MAZARO
Interno - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 21/03/2013 08:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao