Banca de QUALIFICAÇÃO: AUGUSTO MARCELO ALCÂNTARA COSTA

DISCENTE: AUGUSTO MARCELO ALCÂNTARA COSTA
DATA: 05/07/2012
LOCAL: Sala de multimeios NEPSA

A espetacularização da pobreza: um estudo sobre o Turismo de Favela na cidade do Rio de Janeiro

Pobreza. Favela. Turismo. Atrativo.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo

Trata-se de um estudo um tanto divergente, na medida em que focaliza um lado menos reconhecido e valorizado, embora com a dinâmica do turismo passa a ter outra visualização, que não se pode antemão considerá-la favorável ou desfavorável. O que se tem é um tema delicado, por lidar com situação de exceção e limite de condição humana, econômica e socialmente falando. Trata-se de uma comunidade denominada de favela localizada na confluência de bairros nobres da megacidade turística do Rio de Janeiro. Pode-se dizer que é um assunto com objeto de pesquisa um tanto contraditório,  mas que já existe uma preocupação acadêmica e científica e merece um olhar investigador. O estudo mostra que em importante artigo: “Poverty Tourism - Theoretical Reflections and Impirical Findings Regardind to Extraordinary Form of  Tourism” (Turismo de Pobreza: Reflexões Teóricas e Descobertas Empíricas Acerca de uma Extraordinária Forma de Turismo), Rolfes (2010) explica que esta nova forma de turismo emerge desde meados dos anos 90, em cidades globais na maioria dos chamados “países em desenvolvimento” ou “emergentes” e que hoje em dia, este tipo de tour é oferecido com relativa larga escala em cidades da África do Sul, como Johannesburg e Cape Town, no Brasil - Rio de Janeiro, e também em grandes metrópoles da Índia, como Calcutá, Mumbai e Delhi, para citar alguns exemplos mais importantes. Compreende que, nessa modalidade, os turistas estrangeiros são o alvo principal, contando raramente com a participação de turistas nacionais. Mostra que o número de turistas interessados no chamado “Turismo de Favela” aumenta constantemente,  estima-se que cerca de 40.000 mil turistas visitam o Rio de Janeiro a cada ano, enquanto que em Cape Town, este número é bem maior, alcançando cerca de 300 mil visitantes. Conclui que apesar de se reconhecer a relevância de elevação à categoria de atrativo turístico e suas promissoras perspectivas, requer atenção e prioridade, em face da maior precarização da condição humana, em relação a outras áreas nobres em que está inserida. O turismo deve ser um vetor de desenvolvimento, não um mascaramento da realidade.

Interno - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
Externo ao Programa - 347581 - MARIA DO LIVRAMENTO MIRANDA CLEMENTINO