PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Teléfono/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de DEFESA: MATHEUS VINICIUS DE MEDEIROS DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MATHEUS VINICIUS DE MEDEIROS DANTAS
DATA : 28/05/2020
HORA: 10:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/banca-de-defesa-matheus-vinicius-de-medeiros-dantas-ppgtur
TÍTULO:

PERSONALIDADE DE MARCA NA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO: UM OLHAR A PARTIR DO BRAND PERSONALITY SCALE (BPS)


PALAVRAS-CHAVES:

Branding. Personalidade de marca. Organização Mundial do Turismo.


PÁGINAS: 115
RESUMO:

No turismo, estratégias de fortalecimentos e posicionamentos através das marcas, são cada vez mais importantes. Marcas como ativos intangíveis que participam do processo de relacionamento entre empresas, instituições e consumidores. A gestão da marca com o propósito de comunicar uma identidade e diferenciá-la, uma vez que uso coordenado de ferramentas de comunicação que transmitam credibilidade para a comunidade em geral se faz necessário. Dado o número de Organizações Internacionais do Turismo e o consequente aumento do número de Instituições que estão filiadas, a marca, através de seu sistema de identificação torna-se um elemento importante na diferenciação destas organizações. E é neste contexto que a diferenciação de um organismo internacional, tão relevante para o turismo como a OMT apresenta a oportunidade de análise sob a ótica das personalidades da BPS – Brand Personality Scale (Aaker,1997), objetivo desta pesquisa. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório com abordagem pluralista, quanti e qualitativa. Na primeira fase utilizou-se para a coleta a aplicação de 205 questionários, cuja abordagem envolveu o reconhecimento dos 41 traços de personalidades propostos pelo instrumento, utilizando a Escala Likert de 0 a 10. Além disso, foi também investigado o alinhamento dessa escala com a missão, visão e valores da OMT. Os resultados apontaram que as cinco dimensões da BPS – Sinceridade, Sofisticação, CompetênciaEmpolgação e Robustez – foram consideradas aplicáveis para todos os participantes da amostra. Em sequência, apresentada em ordem decrescente a partir dos valores de sua média, conforme descrito no teste de Tukey. Na missão, visão e valor da amostra, ficou constatada a predominância de características mais fortemente relacionadas com as das dimensões Competência e Sinceridade. Para finalizar, os resultados apresentados foram satisfatórios e comprovaram a existência da marca da OMT com personalidade, mas que essa percepção ainda possui margem para ser aperfeiçoada e fortalecida. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
Interna - 2568265 - LEILIANNE MICHELLE TRINDADE DA SILVA BARRETO
Interno - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Externa à Instituição - JULIANA VIEIRA DE ALMEIDA - IFRN
Notícia cadastrada em: 22/05/2020 14:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao