PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Teléfono/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de QUALIFICAÇÃO: AYSLANE COSTA DA SILVA

DISCENTE : AYSLANE COSTA DA SILVA
DATA : 09/08/2019
LOCAL: NEPSA II

CREDIBILIDADE DO TRAVEL INFLUENCER NO INSTAGRAM AFETANDO A INTENÇÃO DO VIAJANTE NA ESCOLHA DE DESTINOS.

Travel influencers; Credibilidade; Modelo Heurístico- Sistemático; Teoria da Ação Racional.

O Instagram é uma plataforma que funciona como forma de escrita multimodal de viagens, onde os autores-usuários atuam nas performances de viagens ao realizarem postagens dos destinos visitados, além da busca por dicas de viagem. Neste cenário das mídias sociais, surgem os Travel Influencers no Instagram, que ganham papel de destaque porque os viajantes buscam elementos, dicas e entusiasmo para tomarem escolhas que, muitas vezes, não fariam em seus planos de viagens. Entretanto, esses viajantes precisam encontrar credibilidade nas informações coletadas. Assim, a presente pesquisa constitui-se de estudo exploratório na proposta de modelo de investigação na análise de como a credibilidade do Travel Influencer no Instagram afeta a intenção do viajante na escolha de destinos de viagem. Para atingir o objetivo da pesquisa, o modelo de análise foi construído com base na combinação das teorias: Modelo Heurístico Sistemático (MHS) e Teoria da Ação Racional (TAR). No modelo de análise assume-se que o conteúdo produzido pelo influenciador de viagem é analisado através de duas rotas de processamento (heurística e sistemática), propostas como dimensão heurística a confiabilidade do influenciando e dimensão sistemática a qualidade do argumento, influenciando a credibilidade, e verificando consequentemente a relação direta entre credibilidade, imagem e atitude para a intenção comportamental do usuário na escolha de um destino turístico. A pesquisa utiliza-se do método dedutivo, com abordagem quantitativa, tendo por fins características descritiva-exploratória. Foi realizado teste piloto para avaliar os padrões do questionário. Foram aplicados 82 questionários online, usando plataforma Google Formulários, distribuídos pela pesquisadora através da rede social Instagram, pois precede o processo de avaliação de percepção, análise e retorno do instrumento de pesquisa pelos respondentes para ajuste e aplicação definitiva na fase de coleta de dados. Como técnica de análise para os dados do piloto, utilizou-se estatística avançada (análise fatorial exploratória e modelagem de equações estruturais – MEE) com apoio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPPS). O modelo estrutural preliminar deriva índices de ajustamento e cargas fatoriais satisfatórias. Espera-se que os resultados possam apontar estreitamentos teóricos e práticos sobre como duo processamento de informação através dos influenciadores de viagem na rede social instagram influencia em: na formação de imagem de destinos de viagem pelo usuário, na avaliação positiva/negativa sobre destinos de viagem no Instagram, no capital social através da norma subjetiva do usuário no Instagram e na intenção comportamental na escolha de destinos de viagem.

Presidente - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Interno - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO