PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Teléfono/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO CHIARELLI MILITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELO CHIARELLI MILITO
DATA : 25/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: NEPSA 2
TÍTULO:

RELAÇÃO ENTRE HOSPITALIDADE E TURISMO:  UMA MINERAÇÃO EM BANCOS DE DADOS COM AVALIAÇÕES DA DEMANDA TURÍSTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Turismo. Hospitalidade. Percepção. Data-mining. CNA.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

A presente tese objetiva analisar a relação da hospitalidade percebida na composição da avaliação da experiência turística. Os estudos e publicações científicas que tentam consolidar as bases da influência da hospitalidade na avaliação do turista não encontram ponto pacífico. A hospitalidade, como variável perene e de constante medição teórica e empírica, contrasta com a não consolidação de uma dimensão isolada. Aparece como transversal entre fatores específicos (como “qualidade da experiência”, “atrativo turístico” e “ambiente”), dimensões (como “afetiva”, “cognitiva” e “conativa”), tipos de variáveis (como “acolhimento”, “receptividade”, “residentes amigáveis” e “atendimento local”) e até por natureza do objeto de estudo (como mensurável ou abstrato). Frente aos embates teóricos e uso empírico da relação hospitalidade/turismo, pode-se considerar esse como um axioma por desvendar. Trafega-se por ícones teóricos do turismo (Fuster, Jafari, Hall, Bispo e Beni), da hospitalidade (Selwyn, Lashley, Camargo e Castelli) e da teoria do intercambio social (Simmel, Mauss, Weber, Homans e Blau), base psicossociologia predominante que sustenta os estudos da percepção de turistas e residentes. O caminho investigativo proposto segue na mineração dos bancos de dados das pesquisas de demanda turística provenientes das instituições oficiais de turismo, expressivo e legítimo contingente de big-data. O método de análise é CNA, na combinação dos softwares UCINET e SPPS. Buscar-se-á as formas, centralidade e correlações significativas das variáveis de hospitalidade na composição da rede de avaliação da experiência turística.  


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARCIO MARREIRO DAS CHAGAS - IFRN
Externa à Instituição - MARLI DE FATIMA FERRAZ DA SILVA TACCONI - IFRN
Interno - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Presidente - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 14/02/2019 16:59
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