PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Teléfono/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de DEFESA: CARLA STEFANIA CABRAL DE MEDEIROS

DISCENTE : CARLA STEFANIA CABRAL DE MEDEIROS
DATA : 02/04/2018
LOCAL: NEPSA II

ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM O APOIO DOS VISITANTES AO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NA UC PARQUE DAS DUNAS, NATAL/RN

Unidades de Conservação; Parques; Turismo.

Unidades de Conservação são tratadas como porções de áreas naturais que tem a finalidade proteger aspectos ambientais de significativa relevância, no qual, progressivamente vem se expandindo pelo território brasileiro. Em termos de visitação, os Parques são áreas que comumente estão relacionadas ao uso público. E nesses locais, além da possibilidade de uso pelos autóctones, há também a permissão do uso pelo turismo. Por serem áreas que necessitam de um planejamento integrado e participativo de todos os atores, a presente pesquisa tem como objetivo central analisar os fatores capazes de influenciar o apoio dos visitantes ao desenvolvimento do turismo na UC Parque das Dunas. Este estudo tem caráter hipotético-dedutivo, pois, visa testar hipóteses, possui uma abordagem quantitativa do tipo Survey e natureza aplicada e descritiva. Tem como instrumento para a coleta de dados um questionário que contém dois blocos, um que trata do perfil e outro das dimensões a serem investigadas. A amostra coletada, composta de 180 respondentes, foi realizada de maneira não probabilística por conveniência, porém, utilizou-se a sistematização a cada três pessoas para a escolha do sujeito. Os dados coletados foram analisados através da análise descritiva, análise fatorial e a modelagem de equações estruturais. Os resultados da investigação indicam que a dimensão Qualidade é a que possui maior impacto no modelo proposto e que o Apoio ao desenvolvimento do turismo é uma dimensão formada diretamente pela percepção do Valor, que neste caso, é tratado como benefícios socioambientais. Entretanto, indiretamente o Apoio também sofre influência das dimensões Imagem e Qualidade, isto através da dimensão Valor. Além disso, conclui-se ainda que o Parque das Dunas é uma área frequentada por residentes e não por turistas.

Externo à Instituição - MARCIO MARREIRO DAS CHAGAS - IFRN
Interno - 1513243 - MARCOS ANTONIO LEITE DO NASCIMENTO
Interno - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 16/03/2018 10:47