Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNA LAURYTHA CARLOS GONÇALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANNA LAURYTHA CARLOS GONÇALVES
DATA : 28/08/2017
HORA: 13:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
TÍTULO:

Turismo e território em São Miguel do Gostoso (RN): Estudo sobre a oferta de alimentos nas pousadas e restaurantes (2005 a 2015).


PALAVRAS-CHAVES:

Oferta Alimentar; Turismo; Território


PÁGINAS: 79
RESUMO:

O título da pesquisa, bem como a temporariedade de 2005 – 2015 dar-se por ser o período que na localidade o fluxo de visitação tem crescido gradativamente ano após ano. A saber, a partir dos anos 2000 São Miguel do Gostoso passa por processo de turistificação e seus reflexos podem ser percebidos como a chegada de migrantes para residir no local, a transformação do mercado local para atender os desejos dos visitantes e também as alterações no setor imobiliário como a construção de meios de hospedagens, a transformação de casas para negócios do turismo e outros. As relações comerciais também são presentes com a distribuição de alimentos do território rural para os meios de hospedagens do município. Diante do fluxo que o turismo tem ocasionado em SMG se esse mantem relações de aquisição da oferta alimentar com a produção rural familiar adquiridos de forma direta entre as pousadas e restaurantes locais. Isso visto que em SMG há margem para o mercado do turismo faça a aquisição desses produtos e assim envolver os residentes na esfera participativa do turismo que ali tem se desempenhado. Quanto aos participantes, estipulou-se pesquisar com os representantes da agricultura familiar de SMG e suas comunidades rurais, sindicatos, varejistas, representantes de órgão públicos e representantes das pousadas e restaurantes localizados no perímetro urbano de São Miguel do Gostoso/RN. Foi traçado o plano metodológico que contém o uso de entrevistas, formulário para registro, inventariação, o uso da noção de Milton Santos (2006) com a categoria de análise pautada na geografia baseada no território, bem como as categorias de análise: as verticalidades e horizontalidades, os fixos e fluxos e, as solidariedade orgânica e solidariedade organizacional. Na etapa do plano de coleta de dados, o formulário. Posterior, deverá ser utilizado o software Arc GIS para materializar as relações dos fluxos da produção familiar rural até o ponto final de sua distribuição, quer dizer, até chegar aos meios de hospedagens e restaurantes em São Miguel do Gostoso/RN.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2346233 - FRANCISCO FRANSUALDO DE AZEVEDO
Externo à Instituição - ISABELLE DE FATIMA SILVA PINHEIRO - UFMS
Externo ao Programa - 2092504 - MICHEL JAIRO VIEIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 18/08/2017 17:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao