PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Teléfono/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANILO SERAFIM DA SILVA

DISCENTE : DANILO SERAFIM DA SILVA
DATA : 21/06/2017
LOCAL: NEPSA II

ANTECEDENTES DA INTENÇÃO DE USO DE FOTOGRAFIAS POSTADAS NAS REDES SOCIAIS NA ESCOLHA DE UM DESTINO DE VIAGEM

Fotografia. Conteúdo Gerado pelo Usuário. Mídia Social. Destino de Viagem. Teoria do Comportamento Planejado.

O rápido crescimento da tecnologia da informação e comunicação, como por exemplo, a internet, tem proporcionado à disseminação de mídias sociais, que são as principais responsáveis pela difusão do Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU). Pesquisas mostram que o CGU tem crescido consideravelmente à medida que mais pessoas estão pesquisando e compartilhando fotos e vídeos no Flickr e YouTube. O CGU tem sido considerado um fator decisivo no processo de escolha de destinos de viagem. Estudos mostram que a forma de CGU mais utilizada pelos viajantes é a fotografia. O modelo desta pesquisa é baseado na Teoria do Comportamento Planejado (TCP) com quatro variáveis (atitude, norma subjetiva, controle percebido e intenção comportamental), bem como outros dois constructos: a imagem afetiva e a cognitiva. O estudo tem como objetivo analisar o uso de fotografias publicadas em mídias sociais como fator influenciador na intenção de escolha de um destino de viagem no Brasil. Realizou-se um teste piloto através de um levantamento de dados online com 300 entrevistados brasileiros. De abordagem quantitativa, o estudo utilizou a Modelagem de Equações Estruturais (MEE) com o software AMOS versão 22.0 para analisar o modelo proposto. Com base nos resultados preliminares, verificou-se que as sete hipóteses foram confirmadas com todos os caminhos significativos a nível de 5% de probabilidade de erro. Os resultados inicias mostram que o uso de fotografias postadas em mídias sociais influencia a intenção de escolha de um destino de viagem para que pessoas que planejam sua viagem. A coleta de dados final da pesquisa com 400 participantes será realizada no segundo semestre de 2017. Espera-se que os resultados possam proporcionam importantes implicações para o gerenciamento de imagens estratégias, e assim poder ajudar destinos de viagem no Brasil para a promoção da imagem turística das cidades.

Presidente - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Externo à Instituição - MARCIO MARREIRO DAS CHAGAS - IFRN