PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Teléfono/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de QUALIFICAÇÃO: JACKSON DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JACKSON DE SOUZA
DATA : 06/06/2016
HORA: 15:30
LOCAL: NEPSA
TÍTULO:

AVALIANDO A EFICÁCIA DA PROMOÇÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS: UMA ABORDAGEM NO ESTADO DE SERGIPE


PALAVRAS-CHAVES:

Promoção turística; Eficácia promocional; Destination Marketing Organization; Sergipe.


PÁGINAS: 61
RESUMO:
O turismo, dentre suas diversas facetas, corresponde a um dos setores econômicos mais crescentes em âmbito mundial e, dentre os inúmeros fatores inerentes aos países para seu desenvolvimento, o marketing configura-se como fator desafiador para criar marcas para os destinos. A execução do marketing de um destino é normalmente desenvolvida por empresas vinculadas às secretarias de turismo e ao trade turístico, conhecidas na literatura como Destination Marketing Organizations (DMO). Nesse contexto, as DMOs ultimamente têm debatido sobre o retorno dos esforços de marketing realizados, especialmente porque devido a aspectos econômicos de um destino turístico, ou de um país como um todo, investimentos em promoção turística podem ser reduzidos, e estudos que abordem a eficácia de campanhas promocionais de destinos tem emergido como uma solução para a readequação do planejamento promocional destas empresas. Assim, o presente estudo se centrará na mensuração da eficácia da promoção turística do estado de Sergipe, especialmente pelo fato de o estado ser um destino consolidado no turismo nacional, mas que nos últimos anos vem sofrendo um decréscimo nos investimentos em promoção devido a fatores políticos e econômicos. Para tanto, nesta pesquisa, caracterizada como descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa, será utilizado o modelo mais recente referente à esta temática: o Destination Advertising Response (D.A.R.) Model. Com o D.A.R. Model é possível mensurar a influência (ou não) das campanhas promocionais do turismo no planejamento da viagem e nos gastos realizados pelos turistas referentes à chegada ao destino, à hospedagem, visitas a atrativos, refeições, eventos e compras. Serão realizadas estatísticas descritivas para a obtenção dos perfis dos visitantes e características com relação ao planejamento da viagem, teste de comparação de médias para amostras independentes (teste t) e análise de regressão múltipla para a verificação da influência das campanhas promocionais nos gastos efetuados no destino, e análise de correlação para verificar a percepção dos turistas sobre os materiais promocionais divulgados pelo estado. Espera-se que os resultados desta pesquisa, além de favorecer o planejamento promocional das DMOs sergipanas, possam servir de parâmetro para a realização de pesquisas em outras DMOs do país, tendo em vista suas similaridades, e necessidade de desenvolvimento deste tipo de estudo, que até o momento tem se mostrado incipiente.

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXANDRE AUGUSTO BIZ - UFPR
Presidente - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Externo à Instituição - MARCIO MARREIRO DAS CHAGAS - IFRN
Interno - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 25/05/2016 12:01
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