PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Teléfono/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉIA MAGALHÃES DA ROCHA

DISCENTE: ANDRÉIA MAGALHÃES DA ROCHA
DATA: 12/04/2016
LOCAL: Sala de Multimeios do NEPSA

População Local e as Políticas de Turismo: da concepção à implementação (Teresina-PI)

Turismo. Políticas Públicas. População Local. Teresina/PI.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo

Sabe-se, que nas últimas décadas há um movimento no sentido de inserir a população local nos processos decisórios, conforme definido pela Constituição Brasileira. No que se refere às políticas de turismo, este procedimento é sempre ressaltado como fundamental. Neste contexto, os conselhos municipais e estaduais de turismo são relevantes na estrutura da atividade, tendo em vista que fortalecem a gestão compartilhada e o caráter da participação dos diversos atores sociais. A participação da população no planejamento da atividade seria a forma ideal para sua sustentabilidade. No entanto, observa-se que na realidade que essa população não tem sido contemplada de forma satisfatória, tal como são mencionados nos documentos. Destaca-se que a população local considerada na análise é o residente, isto é, a sociedade civil que se diferencia do trade turístico local. Nesta perspectiva, torna-se relevante analisar, em que medida a população local se insere nas políticas públicas de turismo desenvolvidas em Teresina/PI. A proposta de pesquisa tem como objetivo analisar como a população local tem sido contemplada na concepção e implementação das ações empreendidas pela gestão pública de turismo em Teresina- PI. A metodologia empregada na análise tem abordagem qualitativa e natureza exploratória. A intenção da pesquisa é contribuir para a gestão do turismo local, na medida em que se analisa a distância entre o discurso e a prática da atividade e tentar compreender por meio da realidade empírica da área a dificuldade de inserir a população local nos órgãos de gestão.

Presidente - 1149402 - MARIA APARECIDA PONTES DA FONSECA
Externo ao Programa - 2569281 - PAMELA DE MEDEIROS BRANDAO