PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Teléfono/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de DEFESA: ANA PAULA ARAÚJO MACIEL

DISCENTE: ANA PAULA ARAÚJO MACIEL
DATA: 11/12/2015
LOCAL: SALA DO NEPSA CCSA

Festival Folclórico de Parintins – AM: análise dos atributos de qualidade dos serviços em eventos

Eventos. Qualidade dos Serviços. Benchmarking. Festival Folclórico de Parintins-AM. Desfile das Escolas de Samba - RJ.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo

Os eventos no mundo são motivadores significativos no turismo e figura relevante no desenvolvimento e comercialização dos planos da maioria dos destinos.  Para sua realização, necessitam de infraestrutura específica, e têm como contrapartida promover benefícios à localidade receptora. Para o sucesso dos mesmos, contam com serviços essenciais oferecidos aos clientes. O objetivo central deste estudo refere-se em analisar os atributos da qualidade dos serviços no Festival Folclórico de Parintins/AM e mostrar como se encontra o nível de qualidade do evento na percepção dos participantes que consumiram os serviços. Como objetivos específicos, foram traçados 3 objetivos: a) Caracterizar o Festival Folclórico de Parintins/AM e o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro/RJ; b) Identificar e analisar os atributos de qualidade de serviços do Festival Folclórico de Parintins/AM e Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro/RJ, utilizando-se a técnica Momento da Verdade; c) Comparar o Festival Folclórico de Parintins/AM com o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (RJ), de acordo com os atributos de qualidade dos serviços identificados e analisados. A metodologia está disposta por análise qualitativa, exploratória descritiva, com observação direta, utilizando-se do ciclo do serviço da técnica Momento da Verdade para observar cada etapa do mesmo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os atores envolvidos no planejamento, organização e operacionalização dos dois eventos, além das entrevistas com o público presente. Como resposta aos objetivos estabelecidos, pode-se concluir que o nível de qualidade dos serviços oferecidos no Festival Folclórico de Parintins encontra-se insatisfatório em alguns pontos dos momentos da verdade analisados. Observou-se ainda que há limitações que dificultam a prestação do serviço com o nível de qualidade.

Interno - 1298904 - CARLOS ALBERTO FREIRE MEDEIROS
Interno - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
Externo à Instituição - SILVIO JOSÉ DE LIMA FIGUEIREDO - UFPA
Notícia cadastrada em: 06/12/2015 10:10