ANTECEDENTES DA INTENÇÃO DE USO DE COMENTÁRIOS DE VIAGEM ONLINE NA ESCOLHA DE UM MEIO DE HOSPEDAGEM
Internet. Comentários de Viagem Online. Modelo de Aceitação Tecnológica. Turismo Online.
A Internet está presente em todas as fases de um planejamento de viagem. O fato é que através dos constantes avanços tecnológicos, a atividade turística tem sofrido grandes mudanças. Isso é perceptível pelo crescente número de pessoas que compartilham suas experiências de viagem na Internet. O presente trabalho tem como objetivo analisar os fatores que influenciam a intenção de uso dos Comentários de Viagens Online (CVO) na escolha de um meio de hospedagem. Dispõe-se de uma investigação sobre os comentários disponibilizados na internet direcionados para informações sobre serviços e produtos turísticos, especificamente sobre os meios de hospedagem. Propõe-se uma investigação para compreender os fatores influenciadores dos comentários, no contexto brasileiro, através do Modelo de Aceitação Tecnológica, da Teoria Motivacional, Similaridade, e Confiabilidade. A metodologia utilizada foi a de cunho exploratório-descritivo, quantitativo, e bibliográfico. O estudo utilizou a técnica de modelagem de equações estruturais Partial Least Squares (PLS), para testar e avaliar o modelo de pesquisa proposto. A coleta de dados foi feita com 308 hóspedes, de cinco hotéis, localizados em Ponta Negra-RN, que já utilizaram os CVOs na escolha de um meio de hospedagem. Das quinze hipóteses testadas, nove foram confirmadas e seis rejeitadas. Os resultados verificaram que os hóspedes entrevistados têm atitude e intenção de utilizar os CVOs na escolha de um estabelecimento hoteleiro.