Banca de DEFESA: MARCELA MARTINS SILVA

DISCENTE: MARCELA MARTINS SILVA
DATA: 18/03/2015
LOCAL: Sala de Multimeios do NEPSA

ANTECEDENTES DA INTENÇÃO DE USO DE COMENTÁRIOS DE VIAGEM ONLINE NA ESCOLHA DE UM MEIO DE HOSPEDAGEM

Internet. Comentários de Viagem Online. Modelo de Aceitação Tecnológica. Turismo Online.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo

A Internet está presente em todas as fases de um planejamento de viagem. O fato é que através dos constantes avanços tecnológicos, a atividade turística tem sofrido grandes mudanças. Isso é perceptível pelo crescente número de pessoas que compartilham suas experiências de viagem na Internet. O presente trabalho tem como objetivo analisar os fatores que influenciam a intenção de uso dos Comentários de Viagens Online (CVO) na escolha de um meio de hospedagem. Dispõe-se de uma investigação sobre os comentários disponibilizados na internet direcionados para informações sobre serviços e produtos turísticos, especificamente sobre os meios de hospedagem. Propõe-se uma investigação para compreender os fatores influenciadores dos comentários, no contexto brasileiro, através do Modelo de Aceitação Tecnológica, da Teoria Motivacional, Similaridade, e Confiabilidade. A metodologia utilizada foi a de cunho exploratório-descritivo, quantitativo, e bibliográfico. O estudo utilizou a técnica de modelagem de equações estruturais Partial Least Squares (PLS), para testar e avaliar o modelo de pesquisa proposto.  A coleta de dados foi feita com 308 hóspedes, de cinco hotéis, localizados em Ponta Negra-RN, que já utilizaram os CVOs na escolha de um meio de hospedagem. Das quinze hipóteses testadas, nove foram confirmadas e seis rejeitadas.  Os resultados verificaram que os hóspedes entrevistados têm atitude e intenção de utilizar os CVOs na escolha de um estabelecimento hoteleiro.

Externo à Instituição - CYNTHIA HARUMY WATANABE CORRÊA - USP
Presidente - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Interno - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 12/02/2015 10:23