Banca de QUALIFICAÇÃO: EMELLYNE MARCELLA DE MELO LÚCIO

DISCENTE: EMELLYNE MARCELLA DE MELO LÚCIO
DATA: 30/04/2014
LOCAL: Sala de multimeios do NEPSA

PRÁTICA DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM TURISMO: UM ENFOQUE NO PRONATEC-COPA NA CIDADE DO NATAL/RN

Qualificação em turismo. Prática docente. Cursos FIC. Pronatec Copa. Natal.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo

O presente trabalho apresenta uma pesquisa baseado no estudo da prática docente nos cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) ofertados pelo Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) por meio do eixo turismo e hospitalidade, especificamente os cursos do Pronatec Copa. Para tanto, realizou-se um estudo de natureza exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa com o intuito de identificar e analisar os processos de recrutamento e seleção para docentes, além de procurar compreender as práticas adotadas pelos docentes no processo ensino-aprendizagem e conhecer as dificuldades e facilidades vivenciadas pelos docentes atuantes nos cursos FIC do Pronatec Copa. Tal pesquisa realizar-se-á nas Instituições ofertantes dos Cursos Pronatec Copa na Cidade do Natal/RN, que são: Sistema S através do Senac – Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRN, e Universidade Potiguar – UnP, nos meses de maio e junho de 2014. A coleta de dados dár-se-a através de entrevistas semi-estruturadas com os supervisores de cada instituição e com os docentes atuantes nos cursos em vigor.  Por se entender que para haver uma transformação no turismo, deve-se haver primeiro uma transformação no aprendiz que é o responsável por atuar nessa área e com a realização de megaeventos no Brasil, onde o país terá divulgação mundial é que se aprofunda ainda mais a necessidade de capacitar os profissionais do turismo com o intuito de melhorar a qualidade no atendimento ao turista. Porém, como haverá tal preparação aos profissionais da área, se os docentes, responsáveis por ajudar na transformação, não forem preparados para tal?

Interno - 1032501 - JULIANA VIEIRA DE ALMEIDA
Presidente - 2568265 - LEILIANNE MICHELLE TRINDADE DA SILVA BARRETO