Banca de DEFESA: MONICA ALMEIDA GAVILAN SANTORO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONICA ALMEIDA GAVILAN SANTORO
DATA: 10/03/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de multimeios NEPSA
TÍTULO:

Análise da Relação entre Apego ao Lugar, Satisfação e Fidelidade dos Visitantes em Destinos Turísticos Ambientais: Um estudo em Fernando de Noronha/PE.


PALAVRAS-CHAVES:

Satisfação. Fidelidade. Apego ao lugar. Destinos turísticos ambientais.


PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo
RESUMO:

A crescente competitividade entre destinos turísticos ambientais tem gerado a emergente necessidade de se definir estratégias diferenciadas que se encerrem como propósito, encantar e reter seus visitantes. Nesta perspectiva, a satisfação do cliente, sua fidelização e o desenvolvimento de apego ao lugar formam um composto sólido na busca da promoção de um destino turístico. O estudo em questão apresenta como objetivo geral uma análise da relação entre apego ao lugar, satisfação e fidelidade dos visitantes, no Arquipélago de Fernando de Noronha/PE. Para tanto, foi utilizado um modelo de relacionamento de referência, onde foram analisados vários construtos antecedentes relacionados ao apego ao lugar, satisfação e fidelidade, assim como suas relações entre si. Os procedimentos de pesquisa adotado foram a pesquisa exploratória, descritiva, com amostragem aleatória e composta por indivíduos que visitaram Fernando de Noronha no período de 30/04 a 03/05 de 2013, totalizando 246 questionários, aplicados no momento que o  visitante  deixou o destino, no salão de embarque do aeroporto local. Os resultados demostraram que os visitantes de Fernando de Noronha neste período apresentaram-se satisfeitos com o destino. A sua grande maioria, 90,5% estava visitando o Arquipélago pela primeira vez e com pretensão de retorno e de indicação, o que remete a uma possível fidelização do destino. Observou-se também uma relação significativa entre as variáveis Satisfação, Apego ao Lugar, Fidelidade afetiva e conativa. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
Externo à Instituição - MARLI DE FATIMA FERRAZ DA SILVA TACCONI - IFRN
Presidente - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 26/02/2014 10:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao