Banca de QUALIFICAÇÃO: NARA GUIMARAES AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NARA GUIMARAES AZEVEDO
DATA: 19/08/2013
HORA: 10:00
LOCAL: Anfiteatro das Aves, Centro de Biociências, UFRN
TÍTULO:

A INFLUÊNCIA DE ÁREAS NATURAIS URBANAS E ATRIBUTOS PAISAGÍSTICOS NO VALOR DE IMÓVEIS EM NATAL, RIO GRANDE DO NORTE.


PALAVRAS-CHAVES:

Unidade de Conservação, Zona de Proteção Ambiental, urbanização, valor de uso, valor de propriedade, valoração ecológica.


PÁGINAS: 33
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

O valor das amenidades fornecidas por áreas verdes, o mar e a paisagem natural são dificilmente percebidas e incorporadas no planejamento e desenvolvimento urbano. Neste trabalho foram avaliadas como alguns elementos ambientais podem influenciar o preço de imóveis em Natal, testando especificamente como a distância e a vista para áreas verdes urbanas protegidas, não protegidas, para o mar e o rio incrementam o valor de imóveis particulares. Foi utilizada a metodologia de preços hedônicos para estimar o valor implícito marginal de atributos ambientas, residências e urbanísticos. Para isso foi elaborado um modelo linear. Vista para o mar e áreas verdes tiveram o maior valor hedônico se comparado as demais variáveis ambientais. Distância para área verde protegida influenciou positivamente o valor dos imóveis somente quando foram retiradas as variáveis de proximidade e paisagem de mar. Os resultados demonstram que a metodologia de preços hedônicos é um instrumento importante capaz de revelar a população a importância das amenidades ambientais e pode ser utilizada por gestores públicos na criação de políticas públicas para projetos de conservação e recuperação do meio ambiente.  


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 123.522.798-79 - ALEXANDRE SCHIAVETTI - UESC-BA
Externo ao Programa - 1717461 - LUCIANA DE FIGUEIREDO LOPES LUCENA
Interno - 1177742 - RONALDO ANGELINI
Notícia cadastrada em: 09/08/2013 08:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao