Banca de DEFESA: WELLINGTON SENA LOBATO JUNIOR

DISCENTE: WELLINGTON SENA LOBATO JUNIOR
DATA: 07/03/2013
LOCAL: Anfiteatro das Aves, Centro de Biociências, UFRN

Protozoários de vida livre em dois trechos da Bacia Hidrográfica do Rio Pirangi (RN): Relações com a educação em ciências e preservação.

Protozoários de vida livre, doenças de veiculação hídrica, educação em ciências, concepções alternativas.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A água é um recurso único para o desenvolvimento e evolução de diversas atividades econômicas, sociais e culturais, sendo de extrema importância para manutenção e equilíbrio da vida na Terra. A vasta riqueza hídrica do Brasil deixa suas bacias hidrográficas mais suscetíveis a impactos que comprometam a qualidade da água, afetando a estabilidade ecossistêmica dos ambientes aquáticos. A diminuição da qualidade dos recursos hídricos resulta também na diminuição dos seus usos múltiplos e, consequentemente, reduzindo sua disponibilidade. Em regiões turísticas essa situação é mais preocupante, principalmente no litoral, onde o fluxo contínuo de pessoas a esses locais aumenta ainda mais a probabilidade de comportamentos inadequados tanto dos turistas quanto dos residentes locais. Esse cenário prejudica não apenas a economia e aspectos sociais da região, mas interfere fortemente nas relações tróficas das comunidades biológicas vegetais, animais e de microrganismos presentes nesses ambientes aquáticos naturais. Os estudos a respeito das comunidades microbiológicas ainda são escassas, principalmente as de protozoários de vida livre, que desempenham funções singulares dentro da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos. São responsáveis pelo controle descendente de algas e bactérias, e destacam-se, dessa maneira, por influenciarem a biodiversidade e biomassa nesses ambientes. No entanto, o conhecimento a respeito desses organismos ainda é restrito, principalmente devido à identificação morfológica das espécies. Devido ao grande papel desempenhado por este grupo de microrganismos nos ambientes aquáticos, o presente estudo teve por objetivo identificar os protozoários de vida livre, em gênero e espécie, presentes em dois trechos do Rio Pium, litoral leste do Rio Grande do Norte, fazendo uma relação entre a ocorrência e as condições tróficas do ambiente em que se encontram, verificando a capacidade bioindicadora desses organismos na qualidade da água. Foi registrado um total de 76 táxons de protozoários de vida livre, destes, sendo 33 ciliados, 19 flagelados e 24 sarcodíneos. Os padrões espaciais e temporais desses organismos nos dois pontos estudados revelaram a potencialidade bioindicadora eficaz de algumas espécies identificadas. Também se objetivou realizar um levantamento das concepções de alunos sobre protozoários de vida livre e doenças de veiculação hídrica em duas escolas públicas próximas ao rio estudado, no distrito de Pium, município de Parnamirim. As concepções foram analisadas através de questionários aplicados em ambas as escolas. Os alunos identificaram diversas atividades desenvolvidas no Rio Pium, destacando sua multifuncionalidade e importância para a região. Porém, o conhecimento sobre os protozoários de vida livre mostrou-se bastante defasado, apresentando concepções alternativas que os evidenciam como organismos exclusivamente patogênicos, desconsiderando totalmente seu papel ecológico primordial. Com o propósito de remediar os equívocos existentes nos alunos em relação ao papel funcional dos protozoários, foram planejadas oficinas didáticas sobre estes microrganismos, abordando também temas relacionados a doenças de veiculação hídrica por meio de palestras, atividades lúdicas e apresentações interativas. Estas atividades práticas de Educação em Ciências tiveram o intuito de aproximar os alunos do contexto dos recursos hídricos locais, almejando-se promover uma transposição didática sobre o verdadeiro papel funcional dos protozoários de vida livre nos ambientes aquáticos.

Interno - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Presidente - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO