Banca de DEFESA: PRYSCILA CYNARA SOARES VIEIRA

DISCENTE: PRYSCILA CYNARA SOARES VIEIRA
DATA: 08/03/2013
LOCAL: Anfiteatro das Aves, Centro de Biociências, UFRN

Comunidade fitoplanctônica como discriminador ambiental e divulgação científica para reflexão social em açude eutrófico tropical semiárido (Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, RN)

Eutrofização, fitoplâncton, cianobactérias, reservatório, educação ambiental.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Atuarias

O ambiente aquático apresenta características que é de fundamental importância para que se possa entender a dinâmica das comunidades aquáticas. O conhecimento da comunidade fitoplanctônica, como parte integrante e dinâmica dos processos de eutrofização, fornece informações imprescindíveis para gestão e manejo adequados. É crescente o problema das cianobactérias em reservatórios em todo o mundo como conseqüência dos processos de eutrofização artificial, que favorece a rápida proliferação de cianobactérias no ambiente aquático, conhecida como “floração”. As florações de cianobactérias constituem uma preocupação especial, pelo fato de algumas espécies produzirem cianotoxinas, que podem provocar efeitos adversos na saúde humana. A Educação Ambiental é um dos instrumentos mais importantes para a humanidade superar a crise ambiental em que se encontra, pois se acredita que, a partir da promoção de atividades educativas, os participantes vão internalizando os conceitos e valores necessários à construção de uma nova relação com o ambiente onde vivem. O presente trabalho tem como objetivo geral caracterizar a dinâmica do fitoplâncton por meio do monitoramento da qualidade da água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves/ RN, a fim de avaliar esse grupo como indicador ecológico do sistema. As coletas da água foram realizadas mensalmente entre 2009 e 2011, em três pontos ao longo da barragem. Em cada amostragem foram medidas variáveis físicoquímicas da água e analisados os componentes biológicos. Além disso, seguiu-se um trabalho de educação ambiental com a comunidade residente no município de Itajá. O reservatório foi considerado eutrófico nos três pontos, levando-se em consideração os valores de clorofila-a e fósforo, adotados para caracterizar ambientes eutróficos de zonas semi-áridas. Elevada densidade de cianobactérias foi registrada nos pontos 1 e 2 durante todo o estudo, ultrapassando os níveis de água potável (50.000 cél.ml-1) estabelecidos na Resolução Conama nº 357, de 17 de março de 2005. Todas as amostras analisadas continham microcistina, e 44% delas apresentaram valores superiores1μg L-1. Foi possível identificar na maior parte do período estudado, um gradiente térmico estratificado, reconhecido pela formação da termoclina, e acompanhado por estratificação química por oxigênio dissolvido. A comunidade fitoplanctônica foi representada por 11 grupos funcionais: S1, M, H1, Lo, P, F, Sn, J, W2 e R. A  avaliação do estado ecológico do sistema pelo índice Q demonstrou má qualidade da água. Os conhecimentos gerados a partir da atividade de educação ambiental atividade foram entendidos como essenciais para a sensibilização da população para alguns dos problemas ambientais da região, como a eutrofização. As variações verticais da comunidade fitoplanctonica foram menos pronunciadas do que as sazonais, sendo a chuva a principal responsável pela reorganização da comunidade fitoplanctonica. A presença de cianotoxinas confirma a necessidade do monitoramento da qualidade da água e tomada de medidas para minimizar a eutrofização em reservatórios de abastecimento de água do semiárido potiguar e demonstra o desafio para gestores de recursos hídricos e autoridades de saúde para garantir qualidade de água e, consequentemente, minimizar riscos a saúde humana. A pesquisa confirma a importância de projetos de educação ambiental na escola, que instiguem os alunos a pesquisarem e relacionarem o que estudam na teoria e sua importância na vida cotidiana, compreendendo melhor o ambiente em que vivem, e sua responsabilidade na transformação deste.

Presidente - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Externo à Instituição - JOSÉ ETHAM DE LUCENA BARBOSA - UEPB
Interno - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 22/02/2013 10:10