Banca de DEFESA: MIKAELLE KALINE BEZERRA DA COSTA

DISCENTE: MIKAELLE KALINE BEZERRA DA COSTA
DATA: 01/03/2013
LOCAL: Anfiteatro das Aves, CB

PARTILHA DE ALIMENTOS ENTRE FAMÍLIAS DE PESCADORES DO LITORAL POTIGUAR SOB A PERSPECTIVA DA ECOLOGIA HUMANA.

Imprevisibilidade,  famílias de pescadores, dieta, reciprocidade, dependência pesqueira.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A partilha de alimentos  é uma prática comum em pequenos agrupamentos principalmente entre parentes, comportamento evolutivo humano, abordado na ecologia humana como um redutor dos riscos a segurança alimentar. Dessa forma o estudo objetivou explicar o comportamento de partilha de alimentos entre famílias que vivem em uma vila de pescadores pertencente a Touros, RN, com alta dependência dos recursos pesqueiros para economia, e nutrição familiar,  e que têm as flutuação ambientais como um redutor da capacidade de pesca. Para testar o comportamento de partilha de alimentos entre essas famílias foram testados modelos evolutivos de partilha como: seleção de parentesco, altruísmo recíproco, roubo tolerado e distância, para explicar as estratégias utilizadas pelas famílias da vila para reduzir os riscos nutricionais causados pelo declínio do sucesso de captura. Foram inseridas ao longo do estudo 32 família divididas em 2 grupos com 16 famílias cada: um dependente exclusivamente (DE) e outro não dependente exclusivamente (NDE) da pesca como atividade econômica. Através de um recordatório de 24 foras , durante 7 dias consecutivos ao mês, durante 12 meses consecutivos entre setembro de 2011 à agosto de 2012,  fazendo um registro temporal de toda dieta, partilha e produção pesqueira das famílias. A dieta das famílias apresentou-se sob influência do comercio já inserido na vila, aumentando o consumo de alimentos industrializados de baixa qualidade . Na partilha a entrada e saída de alimentos  que subsidiam a carência proteica principalmente em períodos de declino pesqueiro  no núcleo familiar foi elevado.Dentre os modelos testados a existência do altruísmo recíproco entre as famílias é melhor respondeu as necessidades nutricionais das famílias, e a distância entre famílias influenciou mais que a relação de parentesco na escolha de parceiros para a partilha.

Interno - 1803589 - ADRIANA ROSA CARVALHO
Externo à Instituição - Alpina Begossi - UNICAMP