Banca de DEFESA: ERICA LUANA GALVAO TORRES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERICA LUANA GALVAO TORRES
DATA: 08/02/2012
HORA: 14:30
LOCAL: Anfiteatro das Aves, Centro de Biociências, UFRN
TÍTULO:

A incorporação de preceitos ambientais no sistema de gestão de resíduos sólidos do município de João Câmara - RN – Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

sistema de gestão, resíduos sólidos, sustentabilidade, participação social, percepção de risco.


PÁGINAS: 111
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A realidade ambiental global aponta o desenvolvimento sustentável como única opção viável para o enfrentamento da crise que se apresenta. O caminhar para a sustentabilidade requer a constituição/avaliação de sistemas em sua direção, por meio da incorporação de preceitos ambientais e em consonância com a Política Nacional de resíduos Sólidos. Por isso, a pesquisa proposta defende a importância da visão socioambiental, complementando o olhar técnico, para o sistema de gestão de resíduos sólidos de João Câmara, que consiste num município que apresenta um sistema cujas inadequações se configuram em risco ambiental e a saúde. Portanto, por meio da observação, aplicação do modelo de indicadores de sustentabilidade e análise de conteúdo de entrevistas, esta pesquisa propôs averiguar como os princípios da participação social e da sustentabilidade se apresentam e qual é a percepção de risco sobre as inadequações neste sistema. Os resultados confirmaram as hipóteses da pesquisa e desenham um quadro de preocupantes dados, tais como: indicadores muito desfavoráveis a sustentabilidade, inexistência de canais de participação; descomprometimento da gestão com investimentos no sistema; desvalorização do catador de resíduos e percepção divergentes sobre o risco fazendo os atores agirem de formas isoladas. Esse quadro preocupante é amenizado pelo aparecimento de uma série de elementos de se configuram como oportunidades para a inserção dos princípios ambientais no sistema. E apesar da impossibilidade de participação dos gestores do sistema na pesquisa, ainda assim, ela se porta como oportunidade à implementação de políticas públicas na área de resíduos sólidos tais como: a elaboração do plano municipal de resíduos, a institucionalização da coleta seletiva e a organização de cooperativa com o apoio das empresas presentes no município e das instituições de ensino como o Instituto Federal. Feito isto, para a garantia da qualidade de vida dos moradores, para a inserção socioeconômica dos catadores e para o caminhar rumo a uma sociedade sustentável.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANGELA DUARTE DAMASCENO FERREIRA - UFPR
Presidente - 1678883 - CIMONE ROZENDO DE SOUZA
Interno - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
Notícia cadastrada em: 23/01/2012 10:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao