Banca de DEFESA: LEONARDO OLIVEIRA DA SILVA

DISCENTE: LEONARDO OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 06/02/2012
LOCAL: Anfiteatro das Aves, Centro de Biociências, UFRN

CONSERVAÇÃO DOS INVERTEBRADOS EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL LITORÂNEA NO NORDESTE DO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE

Área de Proteção Ambiental Jenipabu . Produção do Conhecimento Ambiental . Percepção Ambiental . Sentimento de Pertencimento

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A sociedade atual encontra-se em um verdadeiro colapso de cunho ambiental, as populações vão se perdendo devido a um sonho de desenvolvimento sem pensar nas conseqüências que esse dito desenvolvimento pode trazer para as populações humanas. Para tanto se faz necessário que estratégias sejam desenvolvidas com o propósito de proteger a fauna e a flora que fica em risco com a pressão que sofre para a concretização deste desenvolvimento. Desta forma temas importantes envolvendo a necessidade de se conservar a natureza e a criação de Unidades de Conservação como destas estratégias estão cada vez mais sendo desenvolvidas em pesquisas sejam na área biológica e/ou social. Nesse sentido, objetivou-se nesta pesquisa através da percepção ambiental atores sociais para a formação de elementos significativos para o entendimento da relação homem-natureza, e a partir daí prover ações voltadas para a sensibilização bem como a mudança de atitudes frente às questões ambientais para desta forma prover reflexões baseadas na Educação Ambiental para a produção do conhecimento ambiental como instrumento que proporciona mudança de valores. Esta pesquisa teve como área de estuda a Área de Proteção Ambiental Jenipabu – APA Jenipabu no nordeste do Brasil. Onde a partir da percepção ambiental dos alunos de escolas no interior e no entorno desta Unidade de Conservação poderiam fazer apontamentos quanto ao valor e significado dado pelos discentes e como esta o sentimento de pertencimento destes grupos. Esta dissertação esta composta por dois capítulos o primeiro descreve um diagnóstico de como estes grupos entendem e percebem esta Unidade de conservação e o segundo desenvolvido especificamente na escola do interior da APA Jenipabu com o intuito de promover o sentimento de pertencimento desses alunos afim de que se tornem agentes multiplicadores da importância e da necessidade de se ter esta Unidade de Conservação. Sendo vislumbra-se o grau de importância da Educação Ambiental como instrumento de sensibilização para a conservação seja dos invertebrados e de toda a fauna e flora existente seja em uma Unidade de Conservação ou não.

Externo à Instituição - CARLOS HIROO SAITO - UnB
Interno - 1678883 - CIMONE ROZENDO DE SOUZA
Presidente - 338397 - ELINEI ARAUJO DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 23/01/2012 10:14