Banca de DEFESA: JANAINA FARINA MACHADO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAINA FARINA MACHADO
DATA: 02/08/2011
HORA: 14:30
LOCAL: Anfiteatro das Aves, Centro de Biociências, UFRN
TÍTULO:

TERRITORIALIDADE E PESCA: ATUALIDADES E TRADIÇÕES NO USO DOS RECURSOS PESQUEIROS NA COMUNIDADE LITORÂNEA DA PRAIA DA PIPA – RIO GRANDE DO NORTE.


PALAVRAS-CHAVES:

comunidade, tradicional, pesca artesanal.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O objetivo deste trabalho é constatar aspectos sócio-econômicos atuais dos pescadores da comunidade tradicional da Praia da Pipa, Rio Grande do Norte, verificar traços culturais relativos à pesca artesanal local e levantar dificuldades e perspectivas para a pesca local, relacionando pontos entre tradição e atualidade na atividade pesqueira realizada na comunidade. Entre junho de 2009 á junho de 2010 foram realizadas 76 entrevistas estruturadas e observações diretas. Os informantes foram identificados conforme ocupação em ao menos uma categoria: pescadores, mestres de embarcação e membros da população com descendência local. Constatamos a grande diminuição da atividade pesqueira local durante a última década, em decorrência da fraqueza político-social apresentada pela categoria, desvalorização do conhecimento local e surgimento de novas fontes de renda com o aumento do turismo. As características da pesca e da comunidade sugerem que a mesma passe por mudanças significativas quanto a valorização de seus aspectos culturais e tradicionais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1451225 - DANIEL DURANTE PEREIRA ALVES
Presidente - 1149351 - JORGE EDUARDO LINS OLIVEIRA
Externo à Instituição - JOSE GARCIA JUNIOR - IFRN
Notícia cadastrada em: 08/07/2011 13:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao