Banca de DEFESA: MARIA VITORIA ELIDA DO NASCIMENTO

DISCENTE: MARIA VITORIA ELIDA DO NASCIMENTO

DATA: 15/02/2011

LOCAL: Anfiteatro das Aves, CB - UFRN

Estudo das percepções ambientais e de ações educativas promotoras da biodiversidade em Unidade de Conservação no Rio Grande do Norte.

Biodiversidade; Área de Proteção Ambiental; Percepção Ambiental; Ações Educativas.

GRANDE ÁREA: Outra

ÁREA: Multidisciplinar

No intuito de desenvolver esta pesquisa para fundamentar acerca da importância da biodiversidade no contexto da conservação associada às intervenções educacionais como elementos de pesquisa empírica, foram levantados diversos referenciais teóricos e experimentados alguns complementos em campo. Este estudo encontra-se aqui descrito contemplando inicialmente na Introdução, toda a fundamentação teórica explorada na pesquisa. Tratando de temas importantes como o despertar para a necessidade de conservação da biodiversidade e a criação de Unidades de Conservação, como estratégia em busca da defesa do meio ambiente. Encontra-se também, uma reflexão sobre o uso da Educação Ambiental crítica e transformadora como instrumento de conservação, a importância do conhecimento da percepção ambiental dos indivíduos, trazendo elementos significativos para o entendimento da relação homem/natureza, e a efetivação de ações educativas em áreas protegidas, levando sensibilização e mudança de atitudes frente às questões ambientais. Esta pesquisa abrange como campo de estudo, escolas situadas na Área de Proteção Ambiental Jenipabu, uma Unidade de Conservação costeira do Rio Grande do Norte, e tem como principais objetivos caracterizar e analisar as percepções ambientais de alunos e professores de duas escolas situadas na Área de Proteção Ambiental Jenipabu (APAJ), além de avaliar ações educativas promotoras da biodiversidade efetivadas nesta unidade. Abordaremos, dentro da Metodologia Geral, todos os procedimentos utilizados no intuito de alcançar os objetivos propostos. Destacando a utilização de questionários e mapas mentais para obtenção de dados e análise de conteúdo para o tratamento dos dados coletados. Esta dissertação contará também com dois capítulos em formato de artigos científicos, onde o primeiro tem como título: Estudo das percepções e avaliação de interações educativas voltadas ao meio ambiente em escolas de uma Unidade de Conservação do Rio Grande do Norte – Brasil, onde trataremos do estudo das percepções ambientais de alunos e professores de duas escolas situadas na APAJ, sobre questões ambientais e a relação com a unidade. Além de um segundo artigo intitulado: Efetivação e análise de ações educativas promotoras da biodiversidade em uma Área de Proteção Ambiental costeira do Nordeste – Brasil, o qual traz uma análise sobre a utilização de ações educativas como forma de sensibilização para a necessidade de conservação da biodiversidade. Com a realização destes estudos pudemos perceber uma carência na formação em educação ambiental por partes dos professores, e a necessidade de um envolvimento maior dos alunos com a unidade. Porém, a partir da análise das ações educativas realizadas na APAJ, observamos que a efetivação de tais ações atua promovendo sensibilização e transformação nos sujeitos envolvidos. A partir dessa pesquisa entendemos que a Educação Ambiental precisa levar em consideração as diversas percepções encontradas em cada indivíduo, e que não pode ser pautada apenas na transmissão de conhecimentos, para que assim, alcancemos um verdadeiro modelo de conservação.

Presidente - 338397 - ELINEI ARAUJO DE ALMEIDA
Interno - 1516627 - JULIANA ESPADA LICHISTON