Banca de DEFESA: CIRLEIDE MARQUES DANTAS - (Retificação)

Uma banca de DEFESA foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: CIRLEIDE MARQUES DANTAS

DATA: 28/07/2010

LOCAL: SALA DE REUNIÃO DO DEPTO. DE FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA, CB

ASPECTOS DA MICROBIOLOGIA DE RESERVATÓRIOS DO SEMI-ÁRIDO NORDESTINO (BRASIL): QUALIDADE DE ÁGUA E CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS.

Enterobactérias, reservatórios, semi-árido, Educação ambiental, Qualidade de água e Percepção de professores.

GRANDE ÁREA: Outra

ÁREA: Multidisciplinar

RESUMO Artigo Bactérias

Este estudo foi desenvolvido no reservatório Boqueirão de Parelhas, situado em região Semi-Árida do Rio Grande do Norte, e teve como objetivo geral quantificar e caracterizar diferentes grupos de microrganismos potencialmente patogênicos, com ênfase na família Enterobacteriaceae. Para identificação bacteriana as amostras foram coletadas em períodos seco e chuvoso às margens do reservatório e semeadas no mesmo dia em meios de crescimento líquido e sólido por 18-24h. Para quantificação de bactérias heterotróficas a amostragem foi realizada em dois pontos extremos do reservatório representados por P1 (próximo à entrada do rio afluente) e P3 (próximo da barragem). As densidades foram determinadas a partir de  subamostras de 5 mL coradas com laranja de acridina (AO) 0,01% (Hobbie et al., 1977) e filtradas em membrana preta de policarbonato (Millipore, GTBP), com 0,2 mm de poro. Foram obtidos 40 isolados bacterianos. As colônias isoladas foram submetidas à técnica de coloração de Gram, seguida dos testes de fermentação de lactose em meio Agar Mac Conckey e da técnica da citocromo-oxidase (fita oxidase). O isolado com características de Enterobactérias foram submetidos ao Painel de Enterobactérias (Probac do Brasil). O resultado dos testes demonstrou predominância de isolados com características de enterobactérias (37,5 %) e 5 espécies foram 100% identificadas pelo painel são elas: Cedecea espécie 5, Klebsiella planticola, Morganella morganii ss morganii, Serratia plymuthica e Enterobacter sakasakii. A densidade das bactérias heterotróficas variou de 1,23 a 3,17 x 107 org.mL-1, corroborando com as elevadas densidades apresentadas em outros estudos feitos na região. Com base nos resultados obtidos, aponta-se para a necessidade de um trabalho intensivo de monitoramento da qualidade da água uma  programação de ações em educação ambiental e educação em saúde para o esclarecimento dos problemas relacionados à água que a população utiliza, com vistas a obter um uso adequado desse bem e a melhor qualidade de vida da população.

Resumo artigo EA

O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção que os professores do ensino público em municípios do Rio Grande do Norte sobre qualidade de água e educação ambiental. Foram aplicados questionários com profissionais do ensino de escolas públicas e o estudo mostrou que os professores reconhecem a existência de problemas relacionados à qualidade da água dos seus municípios e de que eles contribuem como agentes causadores desses problemas. Os resultados mostraram que há a necessidade de implementação de atividades de educação ambiental e de educação em saúde para uma maior sensibilização dos professores e, consequentemente, de seus alunos para as questões que envolvem o tema qualidade da água.

Externo à Instituição - BEATRIZ SUSANA OVRUSKI DE CEBALLOS - UEPB
Externo ao Programa - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA