Banca de DEFESA: RAIMUNDA ADLANY DIAS DA SILVA

DISCENTE : RAIMUNDA ADLANY DIAS DA SILVA
DATA : 19/02/2020
LOCAL: Sala de Reunião, Centro de Biociências, UFRN

CULTIVO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE CÁRTAMO EM CAMPO E PAPEL DA MULHER NA AGRICULTURA FAMILIAR DO SEMIÁRIDO NORDESTINO

Carthamus tinctorius, biodiesel, Campesinato, Trabalho agrícola, Mulher no campo.

O processo de industrialização potencializou o consumo de matrizes energéticas de origem fóssil, não renovável, como consequência desse uso desenfreado, tem-se o incremento dos problemas ambientais, como a poluição atmosférica e aumento do efeito estufa. Esses problemas afetam, diretamente, o homem e todo o ecossistema em que vivemos. Dessarte, é necessária a ampliação de pesquisas que busquem matrizes energéticas menos poluentes, renováveis e que possuam alto valor agregado e que sejam ferramentas para inclusão de agricultores (as) familiar na cadeia produtiva energética. Dentre as culturas potenciais para fins energéticos, o cártamo tem se despontado por possuir alto valor agregado e apresentar tolerância às condições ambientais do semiárido, marcado por altas temperaturas, baixa umidade e baixos índices pluviométricos. Considerando que o Rio Grande do Norte é um dos Estados brasileiros que fazem parte do polígono da seca, com o interior do Estado marcado pela produção agrícola familiar, trabalhos com a investigação do cultivo de cártamo na região tornam-se socioeconomicamente relevantes. A agricultura no RN é um setor produtivo que tem como destaque a participação feminina, no plantio, no cultivo, na colheita e na comercialização em feiras que ocorrem em muitos municípios do Estado. Contudo, essa participação, muitas vezes, não tem tido visibilidade adequada, sendo vista apenas como “ajuda” mesmo a mulher trabalhando no lar, dedicando-se a família, no cuidado com pequenos animais para consumo e comercialização, além de trabalharem na agricultura. O objetivo dessa pesquisa é avaliar três variedades de cártamo cultivadas no semiárido do Rio Grande do Norte, quanto à germinação, desenvolvimento e produtividade. Pretende-se ainda, compreender a dinâmica e participação de um grupo de mulheres agricultoras do interior do Rio Grande do Norte, no contexto da agricultura familiar, além de verificar a aceitação do grupo ao cultivo de oleaginosas potenciais para a região. A Germinação das sementes foi realizada em sistema de rolo com fotoperíodo de 12 horas e temperatura de 35oC, diariamente realizada a verificação e contagem das sementes germinadas, em sequência, calculou-se o índice de velocidade de germinação. O Cultivo em campo das cultivares de cártamo 1750, 946 e 894 foi desenvolvido nas dependências do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus Apodi, com delineamento experimental foi de 3 x 1, em sistema blocos intercalados com 3 repetições e sistema de irrigação do tipo gotejamento. Foi realizada a aferição da fotossíntese e transpiração com o analisador de gás infravermelho (IRGA) modelo LCpro-SD (ADC Bioscientific). Também se calculou a área do xilema no caule, espessura do parênquima paliçádico, acúmulo de biomassa seca e umidade desta, além da produtividade em sementes e teor de óleo das cultivares. O óleo das cultivares recém-extraído foi submetido à análise de qualidade (infravermelho e saponificação) e a biomassa residual pós-extração do óleo, à análise termogravimétrica. A pesquisa com as mulheres agricultoras foi desenvolvida mediante aplicação de um questionário semiestruturado.Dentre as cultivares de cártamo em condições de semiárido a que apresentou, em geral, o melhor desempenho fisiológico foi a cultivar 894. As cultivares apresentaram bom rendimento em sementes e teor de óleo, ainda boa composição química do óleo para aplicação na indústria de biocombustíveis, com destaque para a cultivar 894, a qual apresentou ainda maior produtividade em quantidade de sementes. A torta de suas sementes mantem a composição mesmo pós-extração do óleo, pode ser utilizada como alimentação animal por permanecer com elevado valor proteico, dado importante para melhor e mais eficiente aproveitamento da cultura. Mediante o citado é evidente a necessidade da ampliação dos estudos para mapeamento dos mecanismos fisiológicos, da germinação a produtividade, ainda da qualidade do óleo produzido das diferentes variedades de cártamo em busca da combinação do maior número de características de desenvolvimento, produtividade e fisicoquímica do óleo buscando uma maior eficiência e rendimento do cultivo no campo em condições edafoclimáticas semiáridas. As agricultoras do Sítio Córrego se mostram receptíveis ao cultivo do cártamo mediante ao alto valor agregado da cultura. Estas participam ativamente no trabalho agrícola e detêm o pensamento reflexivo sobre a necessidade do conhecimento de toda cadeia produtiva da cultura para inserção na região, visando o desenvolvimento local, podendo contribuir de forma expressiva na  construção de uma história de sucesso dessa oleaginosa no Sertão.

Externo ao Programa - 1228866 - EDUARDO LUIZ VOIGT
Presidente - 1516627 - JULIANA ESPADA LICHSTON