Banca de DEFESA: JOSIELMA PRISCILA PEDRO DE SOUZA

DISCENTE : JOSIELMA PRISCILA PEDRO DE SOUZA
DATA : 30/09/2019
LOCAL: Sala de Reuniões do Centro de Biociências

QUALIDADE DE ÁGUA E COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA EM SISTEMAS DE CULTIVO TRADICIONAL E DE BIOFLOCOS DE LITOPENAEUS VANNAMEI (BOONE, 1931): INTERFACES DA PESQUISA E ENSINO PARA AQUICULTURA SUSTENTÁVEL

Fitoplâncton, Cinobactérias, Litopenaeus vannamei, Carcinicultira Marinha, Educação Ambiental Crítica

O presente trabalho teve como objetivo caracterizar e avaliar a comunidade fitoplanctônica e a qualidade de água em cultivo de camarão marinho convencional e com bioflocos, e promover uma ação educativa para formação de uma visão sócio ambiental crítica da aquicultura sustentável. O estudo foi realizado em uma fazenda de cultivo de camarão marinho da espécie Litopenaeus vannamei (BOONE, 1931) e na Lagoa de Guaraíras, ambiente de captação da água e receptor dos efluentes do cultivo, localizada no município de Nísia Floresta, litoral Sul do Estado do Rio Grande do Norte, no nordeste do Brasil. O estudo foi realizado no período de abril à julho de 2018. Parâmetros físico-químicos da água e comunidade fitoplanctônica foram analisados durante a fase de crescimento final até a despesca do camarão. Foi realizada análise de percepção dos alunos sobre aspectos da Aquicultura Sustentável e uma exposição interativa durante uma feira de ciências da escola sobre o tema Vida na água, com alunos do ensino fundamental em uma escola da rede pública de ensino da zona rural do município de em Nísia Floresta/RN. Considerando os altos valores de NT e Chl-a e a dominância de cianobactérias na lagoa de Guaraíras, a qualidade da água deste ambiente apresentou tendência a eutrofização Diferente do esperado, os resultados revelam a diminuição da produtividade dos viveiros e da qualidade da água do cultivo BFT, devido a fragilidades no manejo, especialmente dos parâmetros OD e SS. A riqueza de espécies do fitoplâncton nos ambientes estudados foi representada pelo grupo Clorifíceas, entretanto cianobactérias dominou em todos os ambientes (> 90% da biomassa total). Em relação aos modos de cultivos, o sistema convencional apresentou maior riqueza de espécies e menor densidade fitoplanctônica, o inverso foi observado no sistema BFT. A contribuição relativa das cianobactérias foi mais representativa nos viveiros com bioflocos do que no convencional, porém maior riqueza de cianobactérias foi obtida nos viveiros convencionais. Registrou-se a ocorrência de cianobactérias potencialmente tóxicas e produtoras de off-flavor como Anabaena circinalis, Planktothrix agardhii, Aphanizomenon e Cylindrospermopsi raciborskii, enfatizando a importância desses microorganismos como bioindicadores de qualidade de água no cultivo e no ambiente natural. Para que sistema BFT seja realmente sustentável é fundamental seguir rigorosamente os princípios técnicos de manejo. O resultado do questionário mostrou que 79% dos alunos não tinham ouvido falar sobre sustentabilidade, aqueles que mencionaram ter entendimento sobre o tema, relacionam principalmente ao sentido de “sustento financeiro”. Em relação à aquicultura, 73% dos alunos não tinham conhecimento a que se referia e 79% informaram não saber o que era carcinicultura. A exposição interativa mostrou-se como uma ferramenta potencial para fomentar o interesse e a discussão sobre aspectos sociocientíficos de conteúdos curriculares, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos e uma aprendizagem mais significativa. Deste modo, a escola exerce o seu papel na construção da relação entre o meio ambiente e a cidadania, fortalecendo a consciência de que o ambiente é um patrimônio público comum e, sua defesa, um direito político de todos os cidadãos.

Interna - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Interna - 011.847.484-70 - MARCELLA ARAÚJO DO AMARAL CARNEIRO - UNIFACEX