Banca de DEFESA: SANCLAIR SOLON DE MEDEIROS

DISCENTE : SANCLAIR SOLON DE MEDEIROS
DATA : 22/02/2019
LOCAL: Auditório do CCET, CCET, UFRN

VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOCE/RN: AS DOENÇAS DIARREICAS AGUDAS COMO FATOR DE ANÁLISE

Censo, doença, bacia hidrográfica, saúde, população

As cidades se desenvolvem cada vez mais rápido e desigualmente. Neste mesmo ritmo também são necessárias cada vez mais áreas para alocar, por exemplo, infraestrutura e agricultura. Este desigual desenvolvimento afeta diretamente as pessoas que se expõem assim a situações de vulnerabilidade, sejam estas relacionadas à falta de infraestrutura, acesso a saúde, políticas, informação, moradia digna e renda. Sem condições de vida adequada ocorre a ocupação, legal ou não, de áreas periféricas aos centros urbanos, que tradicionalmente não possuem adequação para este tipo de ocupação e normalmente localizam-se próximas a cursos d’água. A proximidade com os corpos hídricos, a problemática do saneamento básico, a quantidade de pessoas dividindo o mesmo domicílio e a não alfabetização são fatores influenciadores do acometimento destas populações por doenças diarreicas agudas. Este trabalho objetiva realizar uma revisão de literatura dos trabalhos referentes a esta área de conhecimento como também caracterizar a vulnerabilidade socioambiental, por meio da construção de indicadores socioambientais em escala desagregada (setores censitários), das populações residentes nos municípios da área da bacia hidrográfica do Rio Doce/RN – Brasil e sua relação com as doenças diarreicas agudas, apresentando estes resultados em Sistemas de Informações Geográficas. Os resultados da revisão de literatura mostram que, no tocante as escolhas metodológicas, trata-se de pesquisas descritivas, com abordagem quantitativa e qualiquantitativa; em seu delineamento, todos são estudos de caso com fontes bibliográficas e documentais; as técnicas de coletas de dados se iniciam com pesquisas documentais, bibliográficas e operacionalizam variáveis para as discussões; os questionários e entrevistas perfazem 30% do total; com relação às técnicas de análise de dados, a estatística descritiva, as medidas de tendência centrais, correlação e análises multivariadas, representam cerca de 93% dos estudos, utilizando-se de uma ou mais técnicas. Quanto aos produtos, a construção de Sistemas de Informações Geográficas é o resultado mais significativo, em 20 dos 27 trabalhos. A construção de índices e indicadores são verificados em 60% dos mesmos. Quanto a vulnerabilidade socioambiental na área da bacia hidrográfica do rio Doce, tem-se que das 316.206 pessoas, cerca de 190 mil estão localizadas em faixas de média-alta e alta vulnerabilidade social no tocante as moradias com elevado número de habitantes, renda per capita reduzida e crianças sem alfabetização que somam mais de 27 mil. Os idosos, além de responsáveis pela renda do domicílio particular permanente são, em sua maioria, não alfabetizados. A ausência de infraestrutura, relacionada ao abastecimento de água por rede geral, coleta de lixo e presença de banheiro na residência é uma realidade quase que em sua totalidade das zonas rurais. A falta de pavimentação, iluminação pública, presença de esgoto a céu aberto e lixo acumulado afeta cerca de 66.349 pessoas. Os residentes em áreas sem serviços públicos de pavimentação de via, serviço de iluminação, coleta de esgoto e lixo totalizam 7.560 pessoas dividindo 2.023 domicílios. Quanto ao adoecimento por diarreias agudas, verificou-se deterioração dos índices entre os de 2013 a 2017. Os resultados alcançados demonstram a necessidade de efetiva aplicação de políticas públicas de acesso à educação, à renda, ao emprego e à saúde na área da bacia hidrográfica do rio Doce/RN – Brasil.

Externo ao Programa - 1503011 - LUTIANE QUEIROZ DE ALMEIDA
Externa à Instituição - MARIA CRISTINA BASÍLIO CRISPIM DA SILVA - UFPB