Banca de DEFESA: ELAINE CRISTINA RODRIGUES DO NASCIMENTO

DISCENTE : ELAINE CRISTINA RODRIGUES DO NASCIMENTO
DATA : 13/02/2019
LOCAL: Anfiteatro das Aves, Centro de Biociências, UFRN

MICROALGAS - AGENTES NATURAIS NO PROCESSO DE FLOCULAÇÃO E CONHECIMENTO DE ALUNOS SOBRE SEU USO

Biopolímeros, Scenedemus sp., Semiárido.

O semiárido brasileiro tem um grande potencial para produção de biomassa, principalmente originada das microalgas que são microorganismos fotossintetizantes eucariontes ou procariontes. Esses seres se mostram estratégicos pelo potencial ecológico e econômico. Ao final do cultivo, as microalgas necessitam ser concentradas e separadas do meio de cultura, esta fase é problemática e requer altos custos. A floculação é um método de separação com baixo custo e consiste na neutralização das cargas negativas presentes na superfície da célula da microalga por meio da utilização de um agente. Os floculantes mais usados são compostos por sais de alumínio e ferro, porém essas substâncias são tóxicas, não biodegradáveis. Como alternativa podem ser utilizados os floculantes naturais à base de plantas. Outro aspecto importante é o conhecimento sobre as potencialidades das microalgas em regiões semiáridas. No município de Apodi, o IFRN oferece o curso técnico em Biocombustíveis e a oportunidade de formar profissionais que, além das culturas energéticas já amplamente difundidas, visualizem novas opções para o setor energético do semiárido. Dessa forma, os objetivos desse trabalho são avaliar a floculação da microalga Scenedemus sp. sob a influência das variáveis: concentração, tipo do floculante, variação do pH, como também analisar o conhecimento de estudantes do IFRN no campus Apodi/RN sobre microalgas e seu enfoque no setor energético. Para isso, a microalga da espécie Scenedesmus sp. foi cultivada em raceways no Centro de Tecnologia em Aqüicultura, localizado no município de Extremoz/RN. Para os ensaios de floculação foram utilizados a solução e o pó de Moringa oleífera e o pó de Cereus jamacaru. Para avaliar o conhecimento de estudantes do IFRN sobre microalgas foram aplicados questionários com perguntas semi-estruturadas para 86 estudantes. No que diz respeito à floculação, a partir da análise dos dados, constatou-se que a solução de moringa e os extratos de moringa e mandacaru apresentaram alta eficiência na floculação. Os melhores resultados foram encontrados para a solução de moringa no qual, obteve-se 98 % de eficiência com uma concentração de 0,2 g/L. As maiores eficiências para todos os tratamentos foram em pH básico. Observa-se também que fatores como o pH, concentração e tipo de floculante interferiram no processo. Em relação ao conhecimento dos estudantes, constatou-se que 44 % dos alunos ouviram falar a respeito de microalgas, mas apresentavam conhecimento superficial sobre o tema. Concluiu-se que seria importante que esse tema fosse abordado nas disciplinas iniciais assim como a cultura de outras matrizes vegetais energéticas e que os estudantes necessitam ampliar seus conhecimentos sobre toda a gama de produtos e benefícios que as microalgas podem gerar, além do biodiesel.

Interna - 2380571 - CIBELE SOARES PONTES
Presidente - 1516627 - JULIANA ESPADA LICHSTON