Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILLA SIQUEIRA DA FONSECA

DISCENTE : CAMILLA SIQUEIRA DA FONSECA
DATA : 24/09/2018
LOCAL: Sala de Reuniões, CB

ANÁLISE DE RISCO DA QUALIDADE DA ÁGUA E SUA RELAÇÃO COM INDICADORES SANITÁRIOS NOS RESERVATÓRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE - RN

Semiárido; Degradação ambiental; Radioatividade; Metais

O estado do Rio Grande do Norte localiza-se no semiárido brasileiro com mais de 3,5 milhões de habitantes. Devido suas características ambientais, enfrenta problemas com a escassez hídrica, agravada nos últimos anos decorrente, em partes, pelas mudanças climáticas representada nos últimos quase 10 anos de seca extrema, a pior dos últimos 50 anos. Por tanto os poucos recursos hídricos disponíveis tornam-se matéria estratégica, tanto por sua quantidade como qualidade, para que sejam propícios ao desenvolvimento humano. Esse cenário se agrava quando a qualidade da água encontra-se afetada devido consequência das características geológicas e atividades antrópicas desenvolvidas na região. Nesse sentido, torna-se eminente que medidas eficazes precisam ser implantadas de maneira satisfatória, incentivando a conservação dos corpos d’água. O estudo buscou analisar fatores decorrentes do desenvolvimento humano, que possam influenciar a vulnerabilidade ambiental de reservatórios de água mais representativos do estado. A tal fim, foi realizada uma análise geoespacial com de imagens de satélite, dirigido a mapear as mudanças no uso e ocupação do solo, das atividades produtivas desenvolvidas nos anos de 2008 e 2017 dentro de uma área de 5km nos entornos dos reservatórios. Observou-se a ausência de controle ambiental caracterizada pela invasão destas atividades dentro das Áreas de Proteção Ambiental, incrementando o potencial poluidor sobre os recursos hídricos, fatos sustentados com as mudanças físico-químicas e microbiológicas documentadas, demonstrando a degradação ambiental dos reservatórios. Este trabalho também terá como objetivo avaliar os riscos à exposição sobre habitantes dessa região, compreendendo os anos de 2015 a 2017 para realização de análises multitemporais, através de análises da qualidade ambiental considerando os diferentes compartimentos ambientais e contemplando como eixo de estudo a radioatividade e a ocorrência de metais. Para 2015 foram observados elevados níveis de metais como fósforo, ferro, alumínio, chumbo, cromo, níquel e zinco em água e solo dos principais reservatórios do estado. Como também altos níveis de radioatividade, em particular elevados níveis de radônio nas amostras ambientais. Os resultados já obtidos revelaram qualidade imprópria da água para consumo humano, devido as substancias de interesse toxicológico analisadas neste estudo.

Externo à Instituição - JEAN LEITE TAVARES - IFRN
Interno - 1298966 - RAQUEL FRANCO DE SOUZA