Banca de QUALIFICAÇÃO: SILENILDO RAFAEL LOPES

DISCENTE : SILENILDO RAFAEL LOPES
DATA : 31/08/2018
LOCAL: Sala dos Mestrandos, CB

ANÁLISE DA QUALIDADE AMBIENTAL DO RIO POTENGI, MUNICÍPIO DE SÃO PAULO DO POTENGI-RN, COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Sensibilização Ambiental; Monitoramento Ambiental; Recursos Hídricos.

A compreensão da importância dos rios se inicia a partir do envolvimento dos atores locais com o seu ambiente de vivência. O rio Potengi, situado no município de São Paulo do Potengi/RN, contribuiu para a origem e desenvolvimento da localidade, constituindo-se como instrumento relevante para sensibilização ambiental e construção de novos saberes. Diante dessa realidade, visou-se realizar a caracterização ambiental e averiguar a qualidade da água do rio Potengi em áreas inseridas no referido município, através da visão de estudantes do ensino médio de uma escola pública, como subsídio para o processo de Educação Ambiental. O estudo realiza-se por meio do método quali-quantitativo adaptado de Branco (2004) e sob inferência bayesiana, ocorrendo em áreas rurais e urbanas, dividindo-se em duas etapas. A primeira, correspondeu ao mapeamento ambiental por meio dos satélites Landsat 3, 5 e 8. Na segunda etapa, efetuou-se visitas em campo juntamente com os estudantes para caracterização das áreas e, posteriormente, será investigada a qualidade da água (avaliação visual) através de 09 parâmetros, cuja comparação será realizada entre os períodos seco e chuvoso. Deste modo, realizou-se a análise multitemporal da vegetação ciliar do rio Potengi, onde comparou-se as condições vegetais através do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) nos anos de 1978, 1986 e 2017 e as mudanças ocorridas em decorrência de diversas atividades antropogênicas, evidenciando-se que as áreas localizadas no trecho urbano sofreram maior degradação, como a ocupação irregular do solo, a construção de reservatórios, inundações de residências e perda da biodiversidade, acarretando em danos ambientais, sociais e econômicos.

Externo ao Programa - 1235107 - GEORGE SANTOS MARINHO
Externo à Instituição - LUIZ SODRE NETO - UFCG