Banca de QUALIFICAÇÃO: TARCISIO AUGUSTO GONCALVES JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TARCISIO AUGUSTO GONCALVES JUNIOR
DATA : 24/08/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Reuniões, CB
TÍTULO:

UTILIZAÇÃO DA MACROALGA GRACILARIA BIRDIAE (GREVILLE) NA ALIMENTAÇÃO HUMANA.


PALAVRAS-CHAVES:

Aceitação, alimentação, sustentabilidade, Gracilaria birdiae.


PÁGINAS: 48
RESUMO:

O número de espécies de plantas existentes na natureza está entre 250 a 420 mil, em média 20% destas são comestíveis. Na alimentação humana são utilizadas entre 30 a 100 espécies vegetais, sendo que apenas sete são responsáveis por 75% da nossa alimentação. O cultivo e processamento de macroalgas pode ser uma alternativa para ampliar a variedade de alimentos trazendo benefícios econômicos, sociais e ambientais. Objetivou-se neste estudo analisar as características sensoriais e o valor nutricional de um bolo preparado com a adição da macroalga Gracilaria birdiae (G. birdiae) em comparação com o bolo tradicional (controle). Métodos: Amostras do bolo controle e do bolo  G. birdiae foram submetidas a testes para identificação de diferenças sensoriais, para averiguar a aceitação sensorial e a intenção de compra. Para verificação do valor nutricional, amostras da macroalga G. birdiae e dos bolos foram submetidas a análise de composição centesimal.

Resultados: Os provadores não identificaram diferença sensorial significativa (p < 0,05) entre as amostras. Não houve preferência para os atributos sensoriais odor e sabor, para textura e aparência global os provadores preferiram o bolo controle. O índice de aceitação foi acima de 70% para todos os atributos sensoriais de ambas as amostras e a intenção de compra foi maior para o bolo controle. A composição centesimal das macroalgas apresentou teores apropriados. Para os bolos não identificou-se diferença significativa (p < 0,05) na composição centesimal.

Conclusões: Os resultados sensoriais são satisfatórios e permitem concluir que existe a possibilidade da adição da G. birdiae em bolo, porém nas condições estudadas não existe diferença significativa (p < 0,05) da composição centesimal.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2378605 - CRISTIANE FERNANDES DE ASSIS
Interno - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Externo ao Programa - 1869376 - JOSE HAMILTON DA COSTA FILHO
Notícia cadastrada em: 14/08/2018 14:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao