Banca de QUALIFICAÇÃO: ALLYNE DO NASCIMENTO EUFRÁSIO SILVA

DISCENTE : ALLYNE DO NASCIMENTO EUFRÁSIO SILVA
DATA : 22/08/2018
LOCAL: Sala de Reuniões, CB

CULTIVO DE CÁRTAMO SOB ADUBAÇÃO NITROGENADA E CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE AGROPECUÁRIA SOBRE O USO DE FERTILIZANTES

Carthamus tinctorius L.; biocombustíveis; agricultura orgânica; percepção discente

Um meio alternativo para minimizar os danos ambientais ocasionados pelo uso dos combustíveis fósseis é a substituição para o uso de biocombustíveis. O cártamo apresenta-se como uma alternativa para a produção de biodiesel, sobretudo em regiões como o semiárido nordestino. Contudo, para a realização do plantio, uma das práticas realizadas pelos agricultores é a fertilização que se realizada de forma errada, pode provocar inúmeros problemas ambientais. Atualmente a adubação orgânica vem ganhando força, pois além de promover a fertilização traz vários outros benefícios ao solo. Assim, este estudo visa avaliar o efeito da adubação nitrogenada nos componentes de rendimento, produção e características fisiológicas do cártamo (Carthamus tinctorius L.) e ainda objetiva avaliar a percepção que estudantes do curso técnico em Agropecuária têm sobre o uso de fertilizantes químicos no semiárido. O cultivo experimental está sendo realizado no campus do IFRN no município de Apodi-RN e está dividido em subunidades com quatro tratamentos e três repetições. Os tratamentos consistem em adubação padrão para a espécie; sem adição de adubo; com adição de 100kg/ha de adubo orgânico nitrogenado e com adição de 200kg/ha de adubo orgânico nitrogenado. Assim serão feitas análises fisiológicas durante o desenvolvimento das plantas, análises de microscopia óptica para verificar a morfologia interna das plantas e produtividade da biomassa e das sementes. Além disso, foi aplicado um questionário para conhecer a percepção que estudantes do curso técnico em Agropecuária do campus IFRN-Apodi quanto ao uso de fertilizantes no semiárido. Por meio de questionários foi possível perceber que os discentes reconhecem a importância de fazer uso dos fertilizantes, muito embora eles acreditem que os adubos orgânicos sejam os melhores para utilizar no campo, apesar de demonstrarem pouca informação sobre o assunto. O presente trabalho espera contribuir ainda com o conhecimento do cultivo de cártamo em condições do semiárido nordestino.

Presidente - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Externo ao Programa - 338397 - ELINEI ARAUJO DE ALMEIDA