Banca de QUALIFICAÇÃO: KÍVIA SOARES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KÍVIA SOARES DE OLIVEIRA
DATA: 18/08/2015
HORA: 15:00
LOCAL: Sala a Definir
TÍTULO:

COMUNIDADES EXTRATIVISTAS E O USO DA BIOTECNOLOGIA VEGETAL COMO ALTERNATIVA A CONSERVAÇÃO DA MANGABEIRA (HANCORNIA SPECIOSA GOMES)


PALAVRAS-CHAVES:

Mangabeira; Micropropagação; Conservação, Percepção.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A mangabeira, uma espécie nativa da região Nordeste e dos tabuleiros costeiros, apresenta importância econômica, social, ambiental e cultural. No entanto, a expansão imobiliária e a prática de monocultura aliada à exploração extrativista não sustentável nas áreas de ocorrência natural são as principais causas da erosão genética da espécie, ameaçando-a de extinção. Nesse contexto, o objetivo do trabalho é contribuir para o aprimoramento de estratégias de conservação da Mangabeira utilizando como ferramenta a biotecnologia vegetal e a percepção ambiental. Como objetivos específicos, buscou-se testar se a biotecnologia vegetal mensurada na utilização de reguladores de crescimento, especificamente, BAP, IBA e ANA, pode contribuir para a conservação através da multiplicação in vitro da mangabeira e avaliar se a biotecnologia vegetal mensurada com a interação de sacarose e sorbitol podem contribuir para a conservação da mangabeira através da técnica de crescimento lento. E sob a perspectiva social, avaliar se a percepção do extrator de mangaba é afetada por características socioeconômicas (renda, idade, sexo, experiência e escolaridade) e ambientais (região que vive o extrator) e investigar se os extratores vegetais percebem a variação de abundância apenas de espécies comerciais. Para isso, serão aplicadas entrevistas semiestruturadas com extrativistas vegetais das comunidades de Timbó e Boa Água, do município de Nísia Floresta- RN. Para tanto, uma das etapas dessa pesquisa gerou o capítulo 1, intitulado: “Efeito do tipo de explante e diferentes concentrações de citocinina e auxina na propagação in vitro de Hancornia speciosa Gomes”. Nele, explantes nodais e ápices caulinares foram inoculados em meio de cultura suplementados com diferentes concentrações de BAP e IBA, num fatorial 2x4, a fim de observar qual concentração destes dois reguladores de crescimento induzem a maior taxa de formação de brotos e enraizamento, respectivamente. Ao fim de 30 dias, comprovou-se a partir da analise estatística com 5% de significância que a maior taxa de multiplicação in vitro de explantes nodais e apicais ocorreu na ausência desses reguladores. No entanto, ápices caulinares se sobressaíram em relação aos explantes nodais quanto à formação de brotos. Em relação à rizogênse, explantes nodais e de ápices caulinares são responsivos a formação de raízes. O melhor resultado em termo de enraizamento foi na utilização de 1,25 mg L-1.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1516627 - JULIANA ESPADA LICHSTON
Externo ao Programa - 1605704 - SIDNEY CARLOS PRAXEDES
Externo à Instituição - AMILTON GURGEL GUERRA - EMPARN
Notícia cadastrada em: 04/08/2015 21:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao