Banca de QUALIFICAÇÃO: DACIFRAN CAVALCANTI CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DACIFRAN CAVALCANTI CARVALHO
DATA: 18/09/2014
HORA: 10:00
LOCAL: Anfiteatro das Aves, Centro de Biociências, UFRN
TÍTULO:

GESTÃO E GERENCIAMENTO DO LIXO ELETRÔNICO NO ÂMBITO DA UFRN: DESAFIOS E PERSPECTIVAS


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Política Nacional de Resíduos Sólidos, Logística Reversa, Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P.


PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

No final da década de 1970 mudanças socioeconômicas intensas relacionadas com o processo de internacionalização da economia impulsionaram as tecnologias de informação e comunicação (TICs) em qualidade, quantidade e variedade, como resultado observou-se um incremento na produção e consumo dessas tecnologias, no consumo dos recursos naturais utilizados na sua fabricação, e nos riscos de contaminação decorrentes do descarte inadequado desse tipo de resíduo considerado perigoso. Dadas essas circunstâncias, um novo desafio se impõe a humanidade: a gestão e o gerenciamento sustentável do lixo eletrônico. Portanto, o objetivo geral desse estudo é analisar o atual sistema de gerenciamento do lixo eletrônico (e-lixo) gerado no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por sua vez os objetivos específicos referem-se a avaliar as condições de acondicionamento do e-lixo; identificar o processo de coleta nas unidades amostrais; identificar a existência dos processos de redução, reutilização e reciclagem (3Rs); examinar a existência de acompanhamento e controle quanto a disposição final. Pretende-se, como resultado, tomar conhecimento da real situação da gestão e do gerenciamento do lixo eletrônico na UFRN. Para alcançar os objetivos foi aplicada como metodologia a pesquisa teórica e pratica, a fim de esclarecer o leitor sobre o tema tratado.

                A Dissertação terá como título “Gestão e Gerenciamento do Lixo Eletrônico no Âmbito da UFRN: Desafios e Perspectivas”, e o Exame de Qualificação contemplará parte do seu conteúdo. Assim sendo e conforme padronização estabelecida pelo Colegiado do PRODEMA/UFRN, o conteúdo submetido à Qualificação se encontra composto por: Introdução geral, Caracterização geral da Área de estudo, Metodologia geral empregada para o conjunto da obra e por um Capítulo intitulado “Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Agenda Ambiental da Administração Pública: instrumentos para promover o desenvolvimento sustentável nas instituições federais”, que corresponde a um artigo científico a ser submetido à publicação em periódico, após as correções sugeridas pela Banca Examinadora, até 30 dias após este Exame. O capítulo a ser publicado está no formato do periódico ao qual será submetido e cujas Normas podem ser acessadas no endereço do site informado no próprio capítulo.

                O propósito do artigo para qualificação (primeiro artigo) é apresentar, de forma introdutória, parte de reflexões teóricas sobre a contribuição de alguns instrumentos propostos pela legislação Brasileira para o desenvolvimento sustentável nas instituições públicas, principalmente concernentes aos resíduos sólidos. O objetivo inicial foi entender tais instrumentos considerando os conceitos de “educação ambiental”, “logística reversa”, “agenda ambiental da administração pública – A3P”, “coleta seletiva” e “desenvolvimento sustentável” no contexto da sociedade capitalista contemporânea, adepta da crescente produção e consumismo de resíduos sólidos, com recorte para os resíduos perigosos, especialmente os eletroeletrônicos, uma vez que se verifica que as instituições públicas são grandes geradores dos resíduos citados. A partir da revisão bibliográfica, conclui-se que instrumentos regulatórios como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a logística reversa por ela contemplada, a Agenda Ambiental da Administração pública – A3P, dentre outros, contribuem para o advento do desenvolvimento sustentável uma vez que reúnem e fomentam as dimensões social, econômica e ambiental na gestão dos resíduos sólidos. Social, pois propõem a inclusão dos catadores de materiais recicláveis e a responsabilidade compartilhada de todos os atores envolvidos pelos resíduos gerados; econômica por agregar valor a um produto antes tido como rejeito – permitindo aos catadores a participação na cadeia de comercialização dos materiais e possibilitando aos fabricantes reduzir os custos de produção ao fazer uso de matéria-prima secundária; e ambiental por reduzir a extração dos recursos naturais, a degradação e poluição do meio ambiente, e os riscos à segurança e à saúde da população. O artigo faz parte de uma pesquisa que engloba o diagnóstico de um sistema de gerenciamento de resíduos eletrônicos e serviu como base teórica para as conclusões de estudo de caso posterior.

                A metodologia utilizada para a realização do primeiro artigo constituiu-se de pesquisa bibliográfica e telematizada (pesquisa em sites). Segundo Roesch (2009) a pesquisa bibliográfica tem um caráter de discussão teórica, procurando, assim, identificar, localizar e obter documentos pertinentes ao estudo de um tema delimitado (MACEDO, 1994). Desse modo, por meio de fontes secundárias específicas procurou-se assimilar conceitos sobre: desenvolvimento, desenvolvimento sustentável, política nacional de resíduos sólidos (PNRS), logística reversa, acordos setoriais, coleta seletiva, educação ambiental, agenda ambiental da administração publica (A3P), fazendo uso de fontes primarias – livros e artigos, além de consultas a bibliotecas e sites particularizados. Buscou-se, assim, o conhecimento prévio sobre determinados conceitos, por meio da fundamentação teórica, com objetivo de servir como base para as conclusões de estudo de caso posterior.

                A metodologia utilizada para a realização do segundo artigo que, embora individualizado, complementa o primeiro, constituiu-se de pesquisa bibliográfica (livros), pesquisa telematizada, pesquisa documental (documentos da instituição, artigos, dissertações, normas) e pesquisa de campo (“in loco”). Assim, o campo teórico da pesquisa bibliográfica e telematizada, iniciadas no primeiro artigo e continuadas no segundo, e a pesquisa documental, embaçaram a pesquisa de campo, respaldando a análise posterior ao uso desses métodos.

                A escolha do tema delineou-se de forma subjetiva, por meio do processo de observação, em razão da sua relevância para a sustentabilidade do planeta, do conhecimento relacionado com o tema – locupletado com a pesquisa teórica, e do meio organizacional configurar-se local de trabalho – facilitando o acesso aos dados. Conforme Roesch (2009) a escolha do tema é condição fundamental para iniciar o projeto de pesquisa, e envolve todos os fatores supracitados. A acessibilidade às informações configurou-se facilitador para o sucesso da pesquisa – Roesch (2009) afirma que a pesquisa realizada na instituição de trabalho resulta em vantagem devido a familiaridade com o ambiente organizacional.

                Por meio das fontes teóricas procurou-se assimilar conceitos sobre gestão e gerenciamento de resíduos eletrônicos, educação ambiental, políticas dirigidas aos resíduos eletrônicos, agenda ambiental da administração pública – A3P, desenvolvimento sustentável, e coleta seletiva solidária (CSS). Conceitos que embasaram tanto as perguntas semiestruturadas (fechadas e abertas) relacionadas em formulário a aplicado “in loco”, quanto o método de observação (com registro da situação encontrada pelo pesquisador no próprio formulário). Durante a pesquisa em campo fez-se uso de registro fotográfico e gravação, a fim de enriquecer a analise dos pontos levantados nos objetivos da pesquisa e auxiliar na comprovação da hipótese içada.     

            O método de observação foi direcionado aos indivíduos responsáveis pelo recolhimento dos equipamentos nas unidades amostrais, aos representantes dos setores estratégicos, e ao próprio ambiente onde os equipamentos encontravam-se acondicionados –  Roesch (2009) afirma que o método de observação permite ao pesquisador analisar com mais profundidade determinado evento. Deste modo, em razão dos modelos de pesquisa adotados o discernimento teórico, iniciado com o primeiro artigo, em relação ao problema foi sendo transformado à medida que se descobria a utilidade e aplicabilidade para os conceitos tratados.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1678883 - CIMONE ROZENDO DE SOUZA
Externo ao Programa - 1717461 - LUCIANA DE FIGUEIREDO LOPES LUCENA
Interno - 1298966 - RAQUEL FRANCO DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 05/09/2014 17:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao