Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO FARIAS NÓBREGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO FARIAS NÓBREGA
DATA: 16/09/2014
HORA: 08:30
LOCAL: Anfiteatro das Aves, Centro de Biociências, UFRN
TÍTULO:

AVALIAÇÃO ECOTOXICOLÓGICA DE ÁGUA E SEDIMENTO EM UM RESERVATÓRIO DE ÁGUAS SUPERFICIAIS PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO NO RN


PALAVRAS-CHAVES:

Geoquímica, Ecotoxicologia, Metais Pesados, Hyalella azteca, Ceriodaphnia dúbia, Ceriodaphnia silvestrii, Lagoa de Extremoz, sedimento.


PÁGINAS: 43
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Os efeitos deletérios das atividades humanas ao meio ambiente, são temas de vários estudos e consequentemente mudanças de paradigmas. Até pouco tempo acreditava-se em um infinito poder de diluição dos ecossistemas em relação aos agentes tóxicos, e muito pouco se conhecia dos efeitos dos contaminantes aos organismos. Áreas de intenso crescimento urbano contribuem com o incremento de substancias toxicas e o desequilíbrio das dinâmicas naturais do ambiente. Lagos são ecossistemas complexos muito importantes, dentre outras, para manutenção da vida, por serem abrigo para espécies, fonte de água superficial e por ter influência em microclimas. A Lagoa de Extremoz/RN, nordeste do Brasil, é um corpo hídrico localizado numa região de rápido crescimento urbano. Está sob influência de atividades rurais, urbanas e industriais, além do regime climático propicio a períodos prolongados de estiagem. O abastecimento de cerca de 300.00 pessoas da zona norte da metrópole depende da estabilidade hídrica desta lagoa. Assim o monitoramento da água e sedimento deste corpo hídrico é de vital importância, para o uso sustentável e seguro da lagoa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1352037 - EDMILSON LOPES JUNIOR
Externo ao Programa - 1345773 - RENATA DE FATIMA PANOSSO
Interno - 1199127 - SILVIA REGINA BATISTUZZO DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 04/09/2014 18:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao