Banca de DEFESA: LÍVIA CAMILLE MACIEL DE OLIVEIRA

DATA : 18/12/2020
LOCAL: Sala remota/vídeoconferência

A DANÇA-JOGO COMO POSSIBILIDADE NO ENSINO DA DANÇA

Arte. Ensino. Dança. Jogo.

Este trabalho é uma pesquisa qualitativa que teve como objetivos: refletir sobre a prática da dança-jogo como possibilidade de ensino da dança; como fazer uma aula de dança em que os alunos se motivassem a participar e investigar outras possibilidades do ensino da dança. A pesquisa abrangeu a experimentação de aulas desenvolvidas com alunos dos quintos anos da Escola Municipal Deputado Erivan França, discentes na disciplina de mestrado “Poéticas e Estéticas Descoloniais” do Programa de PósGraduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e graduandos na disciplina de Licenciatura em Dança da UFRN “Dança e Educação”. Para isso, as pesquisas de alguns autores da área de dança educação são consideradas com o intuito de reflexão, como Carolina Andrade e Kathya Godoy (2018), Teodora Alves (2019), Márcia Strazzacappa (2001), Karenine Porpino (2006) e Lara Machado (2017). Percebeu-se que os alunos da escola lócus da pesquisa em fase inicial participavam ativamente de jogos propostos em sala de aula que envolviam movimentação corporal, mas não dançavam. Nesse sentido, esse estudo desenvolveu o termo dança-jogo com o intuito de transformar o jogo em uma proposta de dança. É necessário considerar que essa pesquisa deixa em aberto a possibilidade de novos desdobramentos desse termo através de novas experimentações em seus diversos espaços, como sala de aula, quadra esportiva, laboratórios de criação, praças, ruas e onde mais for possível ser realizada.

Externa à Instituição - CAROLINA ROMANO DE ANDRADE - UNESP
Interna - 566.130.674-15 - KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO - UFRN