PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Teléfono/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: VESCIA VIEIRA DE ALENCAR CALDAS

DISCENTE: VESCIA VIEIRA DE ALENCAR CALDAS

DATA: 14/12/2010

LOCAL: DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA

VALIDAÇÃO DA PROVA COGNITIVA DE LEGANÉS PARA UMA POPULAÇÃO IDOSA COM

BAIXO NÍVEL DE ESCOLARIDADE

Cognição, Demência, Idoso, Escolaridade

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Introdução: O envelhecimento populacional promove um aumento na prevalência de doenças crônicas, sendo a demência uma importante conseqüência desse processo, com impacto direto na capacidade funcional e na qualidade de vida do idoso. Dessa forma, a utilização de escalas de rastreio cognitivo torna-se de extrema importância para detecção precoce da demência, gerando a possibilidade de desenvolvimento de medidas que retardem esse processo e auxiliem no manejo da doença. Objetivo: Validar a Prova Cognitiva de Leganés (PCL) como uma ferramenta de rastreio cognitivo em idosos com baixo nível de escolaridade. Métodos: A PCL é um teste simples composto por 32 itens que incluem os domínios de memória e orientação, e os escores variam de 0 a 32, sendo maiores escores relacionados a melhor desempenho. Para validação foi utilizada uma amostra de 59 idosos residentes no município de Santa Cruz-RN com baixo nível educacional. A PCL foi aplicada duas vezes com um intervalo de dois dias entre as avaliações, e na primeira avaliação o Mini Exame do Estado Mental (MEEM) também foi utilizado. Também foram coletados dados sobre as condições de saúde e perfil sociodemográfico, através de questionários elaborados especialmente para a pesquisa. A consistência interna da PCL foi verificada através da correlação de Pearson. A análise fatorial verificou os domínios que compõe a escala. As correlações entre os escores obtidos no MEEM e na PCL foram obtidas através da Correlação de Pearson, e as médias foram comparadas através do Teste t de student.  A concordância entre as escalas cognitivas no que diz respeito ao screening de demência foi avaliada através do índice kappa. A confiabilidade foi determinada através do Índice de Correlação Intra-Classe, e do cálculo do alpha de Cronbach.

Interno - 2291421 - KARLA MORGANNA PEREIRA PINTO DE MENDONCA
Presidente - 350637 - RICARDO OLIVEIRA GUERRA
Interno - 350635 - TANIA FERNANDES CAMPOS
Notícia cadastrada em: 09/12/2010 16:07