PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Teléfono/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO TIAGO OLIVEIRA IBIAPINA

DISCENTE : FRANCISCO TIAGO OLIVEIRA IBIAPINA
DATA : 22/06/2022
LOCAL: REMOTO

RELAÇÃO ENTRE APOIO SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA EM GESTANTES DE RISCO HABITUAL: OS IMPACTOS PARA A ASSISTÊNCIA FISIOTERAPEUTICA

Apoio social, qualidade de vida, período gestacional, gestante

Mulheres em período gestacional tem sido objetos de estudo, no que diz respeito a qualidade de vida (QV). Outro ponto relevante a ser considerado são as redes de apoio social nesse contexto. Elas são bases importantes para que a gestação possa ser conduzida da melhor maneira possível. O apoio familiar, financeiro, atividades recreativas, acompanhamento psicológico, acompanhamento do pré-natal são pontos relevantes para que a gestante possa sentir-se acolhida e inserida no âmbito biopsicossocial, minimizando complicações durante a gestação, o parto e pós-parto; além de transtornos psicológicos. O objetivo do trabalho foi verificar a relação entre qualidade de vida e o apoio social em gestantes de risco habitual, e seus impactos na assistência fisioterapêutica. Trata-se de um estudo transversal, realizado no realizada no Laboratório de Fisioterapia em Saúde da Mulher (LAFISM), do departamento de fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, dentro de um projeto de extensão envolvendo gestantes, no período de janeiro de 2021 a janeiro de 2022. A amostra constou de 102 gestantes com média de idade cronológica de 31.06±3.65 anos, estando entre o segundo e terceiro trimestre gestacional. Todas responderam uma ficha de avaliação inicial, o Questionário de apoio social - The Medical Outcomes Study for Social Support Survey, e Questionário de qualidade de vida de Ferrans e Powers. Os dados observados sugerem que há relação entre apoio social e qualidade de vida no grupo de gestantes. Porém, mais estudos necessitam ser realizados para confirmarem ou refutarem os resultados deste estudo.

Presidente - 2212151 - ELIZABEL DE SOUZA RAMALHO VIANA
Externa ao Programa - 3204109 - LAIANE SANTOS EUFRASIO - UFRNExterna ao Programa - 4933786 - VANESSA PATRICIA SOARES DE SOUSA - UFRN
Notícia cadastrada em: 20/06/2022 15:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao