PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Teléfono/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: GENTIL GOMES DA FONSECA FILHO

DISCENTE : GENTIL GOMES DA FONSECA FILHO
DATA : 05/05/2017
LOCAL: Auditório do Departamento de Fisioterapia

Avaliação do Desenvolvimento Neuropsicomotor em Recém-nascidos Prematuros Submetidos ao Método Canguru: Um estudo de Coorte

Desenvolvimento Infantil, prematuro, Método Canguru.

Introdução: O Ministério da Saúde tem implementado e recomendado o Método Canguru como estratégia de humanização na Assistência Materno-Infantil, devido às melhorias, trazidas para as famílias e os bebês, como ganho de peso, diminuição de dias de internação e melhora do vínculo família-bebê, porém pouco se sabe sobre seus benefícios no desenvolvimento neuropsicomotor desses recém-nascidos. Objetivos: Investigar a influência do Método Canguru sobre os padrões de desenvolvimento neuropsicomotor em recém-nascidos prematuros. Metodologia: Trata-se de um estudo de coorte, a ser realizado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Enfermaria Canguru e no ambulatório da Maternidade Escola Januário Cicco, cobrindo as três etapas do Método Canguru. Serão coletados os dados clínicos e socioeconômicos do bebê. O desenvolvimento infantil será avaliado através da Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil da criança – III, Test of Infant Motor Performance e os movimentos espontâneos serão avaliados pela avaliação qualitativa dos movimentos generalizados (Método Prechtl). As avaliações serão realizadas mensalmente, durante os seis primeiros meses do bebê. Resultados esperados: Ao final deste estudo, espera-se traçar e identificar as principais características do desenvolvimento neuropsicomotor dos prematuros submetidos ao Método Canguru e quais fatores podem ter influenciado para este desenvolvimento.

Presidente - 2179208 - ANA RAQUEL RODRIGUES LINDQUIST
Externo ao Programa - 4220250 - NIVIA MARIA RODRIGUES ARRAIS