PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Teléfono/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA DUTRA GOMES PINHEIRO

DISCENTE: CAROLINA DUTRA GOMES PINHEIRO
DATA: 16/06/2015
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPTO DE FISIOTERAPIA

Prevalência e fatores associados à sarcopenia em uma amostra de idosos comunitários do Nordeste brasileiro.

Sarcopenia, Envelhecimento, Prevalência.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Introdução: A sarcopenia é definida como uma síndrome geriátrica caracterizada pela progressiva e generalizada perda de massa e força muscular, podendo levar a consequências como deficiências físicas, pior qualidade de vida e morte. Objetivo: Estimar a prevalência e fatores associados a sarcopenia em uma amostra de idosos comunitários do Nordeste Brasileiro. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico observacional analítico de corte transversal, onde foram avaliados 337 idosos, com idade a partir de 60 anos, de ambos os sexos. Os indivíduos foram avaliados quanto às características sócio-demográficas (idade, escolaridade, estado civil, trabalho e renda), clínicas (Sintomatologia depressiva, estado de saúde auto percebida e nível de atividade física), antropométricas (peso, altura, IMC, circunferência de cintura e quadril, massa muscular) e de desempenho físico (velocidade da marcha e a força de preensão). A presença ou ausência de sarcopenia foi verificada separadamente entre homens e mulheres seguindo a classificação proposta pelo European Working Group on Sarcopenia in Older Adults (EWGSOP). Inicialmente foi feita a análise descritiva das variáveis do estudo por meio de medidas de tendência central e dispersão. As diferenças nas características de acordo com a presença ou ausência de sarcopenia e sexo foram analisadas usando o teste T-student para variáveis contínuas e o Qui-quadrado para variáveis categóricas com um p valor < 0,05. Resultados Preliminares: A prevalência da sarcopenia foi de 12.3% para os homens e 11.6% para as mulheres. A média de idade dos homens foi 81.36 anos e das mulheres 77 anos. Em ambos os sexos os indivíduos classificados com sarcopenia possuíram idade superior aos sem sarcopenia (p<0.001). Homens com sarcopenia  mostraram baixo nível de atividade física em relação aos sem sarcopenia (p<0.032).

Interno - 1460020 - ALVARO CAMPOS CAVALCANTI MACIEL
Presidente - 350637 - RICARDO OLIVEIRA GUERRA