PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Teléfono/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHALIA PRISCILLA OLIVEIRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATHALIA PRISCILLA OLIVEIRA SILVA
DATA: 05/11/2013
HORA: 14:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA
TÍTULO:

VALIDADE E CONFIABILIDADE DE UM DISPOSITIVO DE BAIXO CUSTO PARA AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO VERTICAL ESTÁTICO


PALAVRAS-CHAVES:

Equilíbrio Postural, Postura, biomecânica, centro de pressão


PÁGINAS: 33
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO:

Introdução:O equilíbrio é uma habilidade fundamental para autonomia funcional, necessária para atividades cotidianas, como andar com segurança ou subir escadas. Alguns instrumentos para avaliação do equilíbrio são considerados de fácil acesso e baixo custo, mas não são capazes de detectar com precisão, mudanças sutis no desempenho do indivíduo. Outrosinstrumentos são considerados objetivos, pois fornecem dados mais precisos, no entanto são de difícil acesso e custo elevado.

Objetivo: Investigar as propriedades de confiabilidade e validade de um dispositivo de baixo custo como instrumento de avaliação do equilíbrio estático.

Materiais e métodos: estudo do tipo diagnóstico com 30 jovens saudáveis de ambos os sexos, entre 18-29 anos.  Os indivíduos serão identificados por uma ficha de avaliação e em seguida realizarão testes de apoio unipodal e bipodal com olhos fechados e abertos, no Balance Master System e no dispositivo de baixo custo, e serão reavaliados 24h após a primeira avaliação. Será realizada uma análise descritivados participantes, e em seguida uma análise inferencial sendo a confiabilidade testada através do coeficiente de correlação (CCI) e a validade através do teste T student e da análise gráfica pelo bland-altman.

Resultados esperados: Espera-se que este estudo possa validar o dispositivo de baixo custo propostopara a avaliação de equilíbrio na postura vertical estática, contribuindo para o desenvolvimento de novas ferramentas no contexto da reabilitação.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2179208 - ANA RAQUEL RODRIGUES LINDQUIST
Externo ao Programa - 1510735 - DANILO ALVES PINTO NAGEM
Presidente - 2374822 - FABRICIA AZEVEDO DA COSTA CAVALCANTI
Notícia cadastrada em: 05/11/2013 10:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao