Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CLARA DE OLIVEIRA FIGUEIREDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA CLARA DE OLIVEIRA FIGUEIREDO
DATA: 10/05/2013
HORA: 14:00
LOCAL: NEPSA
TÍTULO:

OS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA E EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA: REFLEXÕES SOBRE A PROPOSTA DE APOIO MATRICIAL


PALAVRAS-CHAVES:

: Apoio Matricial. Estratégia de Saúde da Família (ESF) Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Mundialização do Capital.


PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO:

 

O “Apoio Matricial” foi proposto peloprofessor e pesquisador Gastão Wagner de Souza Campos no ano de 1999 com o intuito de sugerir uma reforma na organização do trabalho em saúde. A realização desse apoio se completa com o processo de trabalho das chamadas “Equipes de Referência”, conceito que nasce, portanto, atrelado ao conceito de Apoio Matricial. A partir de 2008, o Ministério da Saúde incorpora essa metodologia, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) como um dos componentes centrais da proposta dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF). É por ser central para o trabalho dos NASF que a proposta intitulada “Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família e Equipes de Saúde da Família: Reflexões Sobre a Proposta de Apoio Matricial"estará voltada para a análise do desenvolvimento do Apoio Matricial no âmbito da relação entre as equipes NASF e equipes de Saúde da Família (SF) no município de Natal-RN. Tem como objetivo analisar como se desenvolve a proposta de Apoio Matricial no âmbito da relação entre as equipes NASF (que oferecem o Apoio Matricial) e as equipes de SF (que recebem o apoio dos NASF) no município de Natal/RN problematizando os condicionantes e determinantes, oriundos do cenário contemporâneo, para a realização da mesma. Para tanto, será necessário avaliar, discutir e analisar a configuração da ESF e dos NASF na política de saúde no município de Natal/RN, bem como o papel do Apoio Matricial na assistência a saúde nesse cenário; identificar e analisar a relação entre os profissionais na operacionalização do Apoio Matricial, tendo em vista o jogo entre saberes específicos e compartilháveis e, por fim, identificar e analisar os limites e potencialidades para a afirmação da proposta de Apoio Matricial, explorando as nuances da organização do processo de trabalho desses profissionais.Trata-se de um estudo de caso, pautado em uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados far-se-á apropriação de fontes primárias e secundárias. Na coleta dos dados primários far-se-á uso de entrevistas com roteiro semi-estruturado, onde estarão envolvidos dois grupos de sujeitos: as(os) profissionais das equipes de SF de nível superior e os(as) profissionais dos NASF. Espera-se não só contribuir com as discussões em torno do papel desses núcleos e do Apoio Matricial que estes realizam como trazer reflexões sobre os limites ainda existentes na política de saúde no Brasil oriundos das imposições estruturais do Sistema Capitalista na era da mundialização do capital que condicionam e, por vezes, determinam o modo como atuam os serviços de saúde e o desenvolvimento das propostas a serem executadas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1451156 - CARLA MONTEFUSCO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1205730 - ISABEL MARIA FARIAS FERNANDES DE OLIVEIRA
Presidente - 1347719 - JOAO DANTAS PEREIRA
Notícia cadastrada em: 07/05/2013 11:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao