Banca de QUALIFICAÇÃO: ADEILZA CLIMACO FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADEILZA CLIMACO FERREIRA
DATA: 21/12/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de reunião do DESSO/CCSA
TÍTULO:

ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA AVALIAÇÃO DOS ÓRGÃOS DE DEFESA DA CIDADE DO NATAL/RN


PALAVRAS-CHAVES:

Violência. Abuso Sexual contra crianças e adolescentes. Avaliação de Efetividade. Órgãos de Defesa de Crianças e Adolescentes.


PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
RESUMO:

Trata-se de um estudo que objetiva avaliar a efetividade das ações dos órgãos de defesa da criança e do adolescente a partir dos casos de abuso sexual atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, localizado na zona Oeste do município de Natal/RN. Para tanto, partimos da premissa de que a violência sexual contra crianças e adolescentes é um fenômeno historicamente construído e multifacetado, sustentado por um padrão cultural que envolve um conjunto de instituições, valores, crenças, costumes e hábitos que associados à distribuição desigual da riqueza social, é reproduzido de geração a geração no seio das diferentes classes sociais, faixa etária, sexos, etnias e raças. Assim, esta violação de direitos se constitui como uma expressão da Questão Social que se materializa com mais ênfase, nas situações de abuso e exploração sexual. Nesta direção, é imprescindível destacar que as situações de violência sexual, suas especificidades, os limites e avanços da legislação, as políticas voltadas para estes sujeitos e as instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos, são condições fundantes para entendermos a efetividade das ações desenvolvidas pelos órgãos de defesa das crianças e adolescentes no município. Considerando a especificidade do objeto de estudo, os procedimentos metodológicos serão desenvolvidos através da técnica qualitativa e quantitativa, pesquisa bibliográfica e documental, assim como por meio da observação participante e entrevistas. A partir do método histórico e dialético, buscaremos estudar as políticas públicas voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência, analisar o processo de resolubilidade dos casos investigados, Identificar o tipo de acompanhamento feito à vítima e como se deu o processo de ressignificação destas, bem como Identificar as instituições da rede de atendimento do município de Natal no que diz respeito à efetivação das ações dos órgãos de defesa da criança e do adolescente. Através destes objetivos será possível avaliar a efetividade dos órgãos de defesa da criança e do adolescente a partir do acompanhamento das vítimas de violência sexual atendidas pelo CREAS zona Oeste.

 

 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451156 - CARLA MONTEFUSCO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - ERLANE BANDEIRA DE MELO SIQUEIRA - UFPB
Interno - 1169227 - RITA DE LOURDES DE LIMA
Notícia cadastrada em: 13/12/2012 09:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao