Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELE GOMES DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELE GOMES DE LIMA
DATA : 16/10/2018
LOCAL: Auditório do Nepsa II

TRABALHO DOCENTE E SERVIÇO SOCIAL: as interfaces da precarização no trabalho do professor substituto no Nordeste brasileiro

Trabalho docente; Serviço Social; Professor Substituto; Universidade; Precarização

Este projeto de tese de doutorado tem como objetivo investigar as particularidades do trabalho do docente substituto no âmbito dos cursos de graduação presenciais em Serviço Social nas universidades federais do Nordeste brasileiro, levando em consideração o contexto de mudanças empreendidas pelas políticas educacionais propostas pelos ajustes neoliberais que vêm ampliando o processo de precarização e intensificação do trabalho docente. Para tanto, buscaremos conhecer as condições de trabalho e as particularidades desta modalidade de contratação laboral em três universidades públicas federais do nordeste: Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A escolha do Nordeste se justifica considerando nossa inserção na realidade nordestina, na qual exercemos a função de docente substituta e na qual, atualmente, nos encontramos na condição de discente de pós-graduação. Utilizamos como critério para definição da amostra das universidades a existência de curso de graduação e pós-graduação em Serviço Social com mestrado e doutorado, que no Nordeste, são três: Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN). A escolha do critério da existência de pós graduação com mestrado e doutorado, se deu para nos possibilitar analisar como a precarização dos vínculos empregatícios dos docentes impactam a formação não só na graduação em Serviço Social, mas também na pós-graduação.  Fundamentada no materialismo histórico-dialético, enquanto método e teoria, a pesquisa aqui proposta é de caráter qualitativo e pretende demonstrar a intrínseca relação entre o trabalho, a reprodução social e o complexo social da educação a partir dos pressupostos marxianos para a análise da gênese ontológica e da função social do complexo educativo, bem como os limites que este apresenta nos marcos da sociabilidade do capital, analisando as particularidades da sociedade brasileira na atual conjuntura. Para o alcance dos objetivos da pesquisa, serão utilizados os procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. A pesquisa de campo utilizará a observação sistemática acerca das situações de trabalho dos docentes destas universidades, considerando alguns indicadores como: quantidade de vínculos, situação funcional, carreira, jornada, condições de trabalho, condições para qualificação profissional, organização do trabalho e tipos de gestão. Além da observação sistemática coletaremos dados empíricos a partir da realização de entrevistas individuais, semi-dirigidas e semi-estruturadas, com quatro professores substitutos de cada unidade de ensino, totalizando uma amostra de 12 profissionais, levando em consideração as especificidades dos diferentes sujeitos docentes, que fornecerão uma noção das tendências das reestruturações pelas quais a universidade e o trabalho docente vêm passando na atual conjuntura. A escolha dos/as docentes de cada Unidade de Formação Acadêmica Superior (UFAS) se dará buscando a maior diversificação da amostra possível, considerando: tempo de exercício como professor substituto, idade dos/as docentes, raça/etnia, universidade de origem, dentre outros elementos. Por fim, os dados documentais, bibliográficos e empíricos serão analisados e confrontados com a realidade, no sentido de propor uma reflexão e uma análise crítica fundamentada, acerca do trabalho do docente substituto no Nordeste brasileiro.

Interno - 1451156 - CARLA MONTEFUSCO DE OLIVEIRA
Interno - 700.205.743-04 - ERLENIA SOBRAL DO VALE - UFPE
Externo à Instituição - IANA VASCONCELOS MOREIRA ROSADO - UERN
Presidente - 1169227 - RITA DE LOURDES DE LIMA